Nativa FM 93.1

Concurso literário do Sesi premia escritores em Santa Rita com presença de Auritha Tabajara

Foto: Divulgação – A estudante Helena ficou em primeiro lugar na Categoria Infanti.

A Estação Sesi de Cultura (ESC) de Santa Rita do Passa Quatro realizou na sexta-feira (6) a premiação do Concurso Literário Sesi-SP – Prêmio Poesia Auritha Tabajara. O evento reuniu participantes, familiares e moradores da cidade e foi gratuito e aberto à comunidade.

📱 Siga o O Santarritense no Instagram 

A cerimônia contou com a presença da escritora e poetisa Auritha Tabajara, que antes da premiação conversou com o público sobre sua trajetória na literatura, falou sobre seu processo criativo e respondeu perguntas dos participantes.

Durante o encontro, a autora agradeceu o convite e destacou a importância de iniciativas que incentivam a literatura.

Auritha com a bibliotecária da ESC Santa Rita, Julia Alves. Foto: Divulgação

Estou muito feliz em estar aqui. Agradeço pela oportunidade e ao Sesi-SP pela iniciativa”, disse a escritora.

O concurso foi aberto à comunidade nas categorias Adulto, Juvenil e Infantil e aconteceu nas Estações Sesi de Cultura de Santa Rita do Passa Quatro, Cosmópolis e Atibaia.

As poesias selecionadas também vão integrar um e-book do concurso literário, reunindo os trabalhos premiados nas unidades participantes.

Premiação

No concurso, o primeiro colocado de cada categoria recebeu prêmio de R$ 2 mil. Os três primeiros colocados também receberam uma placa de reconhecimento, enquanto os participantes que ficaram em quarto e quinto lugar ganharam certificado de participação.

Confira os vencedores do concurso na Estação Sesi de Cultura de Santa Rita do Passa Quatro:

Categoria Adulto
1º lugar – A devoção das coisas e dos bichos, de Carlos Eugênio da Silva Rêgo
2º lugar – Floresta, de Alexandre Polettini Neto
3º lugar – Cesto, de Marcos Arantes Cestari
4º lugar – Existência, de Fernando Marques da Silva
5º lugar – Mente em Solidão, de Otavio Menon Ferreira

Categoria Juvenil
1º lugar – Semente Ancestral, de Ana Carolina Pereira da Silva
2º lugar – A cicatriz do progresso, de Beatriz Gracielly de Oliveira Andrade
3º lugar – Entre Lótus e papoulas, de Murilo Henrique dos Santos Catai
4º lugar – (sem título), de Mathias Augusto Tondato Villa Bella Providelo
5º lugar – Entre ondas e cicatrizes, de Gabrieli Gasparoto

Categoria Infantil
1º lugar – Entre a Aldeia e a Cidade, de Helena Naca Ciscato
2º lugar – As dores que ninguém lembra, de Marcus Junior Ribeiro Avelino
3º lugar – Eterna Cidade poema, de Maria Clara Souza Duarte
4º lugar – Além do que os olhos podem ver, de Lorrayni dos Santos Pinheiro
5º lugar – Poema profundo, de Antonella Souza Paulista

A estudante do Sesi de Santa Rita do Passa Quatro Helena Naca Ciscato, vencedora do 1º lugar na categoria Infantil, comentou sobre a experiência de participar do concurso.

Foi muito legal essa experiência. Vou continuar escrevendo poesia. Valeu todo esforço. Também fiquei muito feliz de conhecer a Auritha”, afirmou.

✍️ Da redação: Jornalista Toni Oliveira

( Fica proibida a reprodução total ou parcial, cópia ou distribuição do conteúdo, sem autorização expressa por parte do jornal O Santarritense)

Redação

Redação

© © 2026 O Santarritense. Todos os direitos reservados.