Foto: freepik
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) adotou novas medidas para facilitar o acesso à primeira habilitação no estado. Entre as mudanças, os candidatos agora podem realizar a prova prática de duas categorias no mesmo dia, medida que busca agilizar o processo para quem pretende tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
De acordo com o órgão, a novidade permite que o candidato faça os exames práticos de duas categorias de habilitação na mesma data, reduzindo o tempo de espera entre as etapas do processo.
📱 Siga o O Santarritense no Instagram
Outra mudança anunciada pelo Detran-SP é que os candidatos poderão agendar o exame prático em outra cidade, caso não haja vaga disponível no município onde residem no prazo de até 15 dias.
Nesses casos, quando o agendamento ocorrer em outro município por falta de vagas, a autoescola será responsável por disponibilizar um veículo para transportar o aluno até o local da prova.
Medida também beneficia candidatos PCD
O Detran-SP também anunciou uma medida voltada aos candidatos com deficiência (PCD). A partir de agora, esses candidatos passam a contar com o uso de um tablet para o registro dos resultados da Junta Médica Especial (JMR) e também da prova realizada.
Segundo o órgão, a utilização do equipamento deve trazer mais agilidade e segurança no registro das informações, além de modernizar o processo de avaliação.
As mudanças fazem parte de ações do Detran-SP para simplificar e tornar mais eficiente o processo de obtenção da primeira habilitação no estado de São Paulo.
