Nativa FM 93.1

Fim de semana deve ter pancadas de chuva e trovoadas em Santa Rita

Foto: INMET

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas intensas para diversas cidades do estado de São Paulo, incluindo Santa Rita do Passa Quatro e municípios da região. O alerta é válido das 0h01 até as 23h59 de sábado (7).

📱 Siga o O Santarritense no Instagram

Segundo o órgão, regiões do oeste, centro, norte, leste e parte do sul do estado paulista estão sob alerta amarelo, o primeiro nível em uma escala de três graus de severidade. Esse estágio indica “perigo potencial”, com possibilidade de chuvas moderadas a fortes em pontos isolados.

De acordo com a Climatempo, a mudança nas condições do tempo ocorre devido a uma nova configuração dos ventos, que passa a direcionar mais umidade para o estado de São Paulo, favorecendo a formação de nuvens carregadas e áreas de instabilidade.

Outro fator que contribui para o cenário é a presença de cavados meteorológicos, áreas alongadas de baixa pressão que estimulam a formação de tempestades. Com isso, as pancadas de chuva devem ocorrer principalmente entre a tarde e a noite.

Segundo Vitor Takao Suganuma, o aumento da umidade e das instabilidades atmosféricas favorece a ocorrência de temporais isolados, com possibilidade de rajadas de vento e volumes de chuva mais elevados em alguns pontos do estado.

Previsão para os próximos dias

Para esta sexta-feira (6), a previsão indica sol com muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite, com volume estimado de 2,6 mm e temperaturas entre 21°C e 29°C.

No sábado (7), o tempo segue instável, com chuva e trovoadas. A previsão aponta 9,7 mm de chuva, com pancadas à tarde e possibilidade de temporal à noite, e temperaturas entre 21°C e 29°C.

Já no domingo (8), a instabilidade aumenta, com previsão de 13,7 mm de chuva, além de sol entre muitas nuvens, pancadas à tarde e chance de temporais à noite. As temperaturas devem variar entre 20°C e 30°C.

Apesar da previsão de chuva e trovoadas, o alerta aponta baixo risco de ocorrências como corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Uma frente fria também deve reforçar as chuvas no início da próxima semana, mantendo condições para pancadas e trovoadas em cidades do interior paulista.

Orientações

Em caso de rajadas de vento, evite se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda de galhos e descargas elétricas. Também é recomendado não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Outra orientação é evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante tempestades, como forma de prevenir danos causados por descargas elétricas. 🌧️⛈️

✍️ Da redação: Jornalista Toni Oliveira

( Fica proibida a reprodução total ou parcial, cópia ou distribuição do conteúdo, sem autorização expressa por parte do jornal O Santarritense)

Redação

Redação

© © 2026 O Santarritense. Todos os direitos reservados.