Como congelar legumes e verduras corretamente



Seja para facilitar o preparo das refeições da semana ou para evitar o desperdício de itens perecíveis, congelar alimentos é um recurso muito utilizado em casa. Mas alguns produtos precisam de cuidados especiais para serem preservados com segurança. É o caso dos legumes e verduras.

Praticamente todas as hortaliças podem ser congeladas. Alguns exemplos são brócolis, cenoura, beterraba, pimentão, berinjela, abóbora, ervilha, vagem e couve-flor. Exceções são vegetais folhosos consumidos crus, como alface, rúcula e agrião, que não toleram congelamento. O ideal é utilizar verduras e legumes congelados em preparações cozidas ou assadas.

Saiba como congelar esses alimentos corretamente, para garantir durabilidade e preservar sabor e valor nutritivo.

Separe e prepare os alimentos

Separe os legumes e verduras que deseja congelar, priorizando aqueles mais frescos e em boa qualidade. Lave bem os itens selecionados e descasque, corte ou retire talos e partes estragadas, de acordo com as características de cada alimento.

Faça o branqueamento

O chamado branqueamento ou escaldamento impede a ação das enzimas que atuam sobre as verduras e os legumes, prolongando a vida útil do alimento.

Mergulhe os alimentos em uma panela com água fervente por cerca de dois minutos (pode ser necessário mais tempo para alimentos mais rígidos). Depois, retire e leve-os imediatamente para uma tigela com água fria ou passe em água corrente. Seque em seguida, para evitar que acumulem água durante o congelamento.

Armazene corretamente

Os itens devem ser embalados em recipientes de vidro ou plástico com tampa, ou então em sa- cos plásticos próprios para levar ao congelador, hermeticamente fechados. No caso de usar sacos de congelamento, lembre-se de retirar todo o ar possível da embalagem ao fechar. Em geral, legumes e verduras podem ser mantidos congelados por até seis meses.

Descongelamento

Muitas hortaliças dispensam o descongelamento prévio, e podem ir diretamente para a panela no momento de cozimento. Se você pretender utilizá-las em um prato frio, passe-as para a geladeira um dia antes do uso.

Dicas

- Separe os alimentos em pequenas porções para consumi-las integralmente e não precisar recongelar;

- Use uma etiqueta informando a data em que o produto foi congelado, e procure consumir antes aqueles com data mais antiga;

- Não deixe o congelador tão cheio, pois o ar gelado precisa circular entre os produtos armazenados;

- Mantenha o congelador bem regulado, limpo e em boas condições de funcionamento.

Fonte: www.unimed.coop.br/viver-bem/alimentacao/como-congelar-legumes-e-verduras-corretamente