Prorrogadas, campanhas de vacinação terminam hoje



Segunda-feira (30/11) é o último dia das campanhas de vacinação contra sarampo, poliomielite e multivacinação (atualização de cadernetas), ambas prorrogadas devida a baixa adesão em todo país. Crianças entre 1 e menores de 5 anos de idade devem receber a gotinha contra a poliomielite (paralisia infantil) e crianças e adolescentes até 15 anos, devem atualizar as cadernetas de vacinação. Contra o sarampo, o objetivo é vacinar a população de 20 a 49 anos de idade.

Em Santa Rita do Passa Quatro a realização é do Departamento Municipal de Saúde e a vacinação acontece no Centro de Saúde II (rua Inácio Ribeiro, 438), no horário das 7h às 13 horas, ePASCAIC,das7hàs15 horas.

Para crianças e adolescentes, os pais e responsáveis deverão levar a carteirinha de vacinação à unidade para que, caso alguma vacina esteja atrasada, o registro da criança seja atualizado.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave e a única forma de prevenção é por meio da vacinação. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia permanente ou transitória, principalmente nos membros inferiores. Não há contraindicação para receber as doses, apenas a recomendação de que a criança não seja vacinada se estiver com febre alta, neste caso, os pais ou responsáveis podem procurar pela vacina em outro dia.

O Ministério da Saúde tem alertado a população quanto à importância da vacinação contra o sarampo, mesmo com a pandemia da Covid-19 em evidência no país. O sarampo é uma doença grave e de alta transmissibilidade. Uma pessoa pode transmitir para até 18 outras pessoas. A disseminação do vírus ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar.

SERVIÇO CAMPANHAS DE VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO, PÓLIO E MULTIVACINAÇÃO 
QUANDO: 30 de novembro de 2020 (segunda-feira). 
ONDE: Centro de Saúde II e PAS CAIC. 
HORARIOS: das 7h às 13 horas (Centro Saúde II) e das 8h às 10h30 e das 13h às 14h30 (CAIC). 
Levar carteira de vacinação.