Eleições 2020 - Entrevista com a candidata Maria Rita Mondin



Descreva seu perfil 

Sou natural de Casa Branca/SP, nasci em 1954, mas fui praticamente criada em Santa Rita do Passa Quatro. Sou Assistente Social de formação e por mais de 35 anos trabalhei no município.

O que me levou a participar da vida pública foi exatamente a minha atuação na área social, sempre atendendo pessoas e buscando auxiliá-las e promovê-las, lutando para que tivessem seus direitos respeitados e suas necessidades atendidas.

Fui vereadora por dois mandatos: 1997/2000 e 2005/2008. Estou como vice prefeita na administração Leandro Pilha (2017/2020), integrando a equipe de trabalho desta administração, atuando mais diretamente junto ao Social, e no atendimento e encaminhamento das pessoas que procuram os serviços públicos.

Sou casada há 42 anos com José Luiz Gonzaga de Oliveira (Professor Bucará), temos dois filhos: Bruno e Vitor, que é casado com a Giovana e são pais de nosso neto João Vitor, de 03 anos.

Eu me considero uma pessoa conciliadora e ponderada, mas ao mesmo tempo arrojada, preparada e disposta a enfrentar mais este desafio, se os eleitores assim o desejarem, de assumir esta importante missão, buscando contribuir ainda mais para a melhoria da qualidade de vida de nossa população e para que nosso município continue avançando em seu desenvolvimento econômico.

Se for eleita, quais são suas prioridades para Santa Rita do Passa Quatro?

Se fizermos um retrospecto dos últimos anos, verificamos que, apesar das últimas crises políticas e financeiras atravessadas pelo país, a administração municipal local conseguiu manter a estabilidade e a qualidade na prestação dos serviços essenciais à população.

Avançamos muito na área da Saúde, construindo novos postos de atendimento, ampliando e reformando outros, e ajudamos de forma substancial a nossa Santa Casa a reerguer-se e hoje, está em pleno funcionamento, com equipe clínica e administrativa formada por profissionais competentes e comprometidos, também com a situação financeira equilibrada, e ampliando sua estrutura física para poder oferecer melhor qualidade no atendimento às pessoas.

Na Educação também foram feitos melhoramentos importantes na estrutura física de quase todos os prédios. E, graças à eficiência do trabalho e dedicação dos profissionais que atuam nesta área, somos referência entre os municípios da região, devido à qualidade no atendimento às nossas crianças e adolescentes tanto no oferecimento de ensino quanto na merenda escolar.

A infraestrutura de nossa cidade, cuja vocação turística nos coloca em posição de destaque regional, foi muito valorizada por esta administração, com o recapeamento de muitas ruas e avenidas, cuidados com a manutenção e recuperação das estradas rurais. A melhoria na iluminação pública também é um ponto positivo, pois colabora para a maior segurança da população. Além da reforma e revitalização de prédios públicos e pontos turísticos.

Meu compromisso será a continuidade deste tipo de gestão e a correta aplicação do dinheiro público, o que coloca nosso município numa situação de estabilidade econômica. E, com isso, podermos agora avançar na busca de desenvolvimento econômico, na geração de emprego e renda à população, através da oferta contínua de cursos de preparação de mão de obra que possa ser absorvida pelo mercado de trabalho local, fomentando com grande vigor o turismo, fortalecendo e valorizando o pequeno e médio empresário, que são os principais vetores da economia de nossa cidade.

Qual o seu diferencial perante os outros candidatos?

Respeito os meus adversários, os quais, assim como eu, estão buscando conquistar o voto do eleitorado.

A despeito de suas qualidades e propostas, eu considero que não podemos retroceder e nem arriscar no novo. O cenário local não é diferente do cenário mundial devido à pandemia que enfrentamos. Devemos manter o equilíbrio e a estabilidade econômica e financeira para o enfrentamento desta crise que não sabemos até quando irá perdurar. 

E, neste contexto, eu me considero em condições de dar continuidade a este tipo de gestão que, sem dúvida alguma, colocou Santa Rita do Passa Quatro em outro patamar. Somos referência como exemplo de boa gestão pública. Muitos avanços e conquistas ocorreram nestes 07 anos de administração Leandro Pilha, da qual faço parte nestes últimos quatro anos. 

As finanças da prefeitura estão em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal: gasto com pessoal bem abaixo do limite permitido pela citada lei, pagamento de salários e ticket aos servidores sendo pagos em dia; a situação do Instituto de Previdência, que garante a aposentadoria dos servidores, foi regularizada; fornecedores sendo pagos em dia; as entidades sociais, que são parceiras da administração na prestação de relevantes serviços dentro de suas finalidades, foram valorizadas e recebem em dia seus repasses de verba.

E esta situação só foi possível graças ao trabalho sério e competente da equipe de finanças e orçamento, chefiada pelo meu vice, Eduardo Gracioso, que trouxe o modelo de gestão da iniciativa privada para a pública e, com muito empenho, seriedade e austeridade, propôs medidas, que foram acatadas e tomadas pelo Leandro Pilha, medidas estas até consideradas impopulares, mas que também tiveram aprovação legislativa e, com isso, foi possível a recuperação financeira do município.

Qual a sua avaliação sobre o atual momento político?

A sociedade brasileira demonstrou nas últimas eleições presidenciais que estava cansada da velha política do toma-lá-dá-cá, que não cabe mais na vida pública.

O eleitor não aceita mais a velha demagogia, as promessas vazias, sem responsabilidade e descompromissadas com a estabilidade econômica e com a moralidade.

Em nosso município, o momento político converge com o clamor popular em torno de políticas públicas verdadeiramente voltadas ao interesse da população. Hoje, a população não aceita ficar sem atendimento de saúde. As crianças têm direito à vagas nas creches. O empresariado não aguenta conviver com sobrecarga de impostos e burocracia desestimulante.

O eleitor quer do Poder Público, através da atuação dos agentes políticos: agilidade, prestação de serviços de excelência e, acima de tudo, honestidade e respeito com o dinheiro público!

Em que pontos você acredita que nossa cidade precisa melhorar?

- Avançar nas ações visando à geração de emprego e renda, oferecendo de forma contínua cursos de capacitação de mão de obra que possa ser absorvida pelo mercado local e, ao mesmo tempo, fomentando as atividades empresariais e, principalmente, o turismo;

- No que se refere ao estímulo ao desenvolvimento econômico há que se pensar na repactuação tributária, revendo distorções que existem;

- Fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em âmbito local, aperfeiçoando o atendimento médico e de especialidades, garantindo à população acesso com maior agilidade e presteza não apenas no atendimento emergencial, mas também e, principalmente, no atendimento médico preventivo e eletivo, cuidando da longevidade de nossa população;

- Estruturar o Serviço de Assistência Social, física e profissionalmente, de forma que a administração possa cumprir com o dever de prestar assistência integral às pessoas em situação de necessidade e/ou risco, respeitadas as diretrizes estabelecidas na LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social), que deverão ser regulamentadas no município;

- Estruturar o Departamento de Esporte e Lazer para o desenvolvimento de programas e ações, interligadas aos departamentos de Educação, Assistência Social e Saúde, que promovam a qualidade de vida das pessoas nas diferentes faixas etárias.

Você fez alguma promessa em seu plano de governo? Se fez, escolha uma e fale como irá concretizá-la.

Não fiz promessas, mas, sim, apresentei em meu Plano de Governo, que foi registrado na Justiça Eleitoral, junto com minha candidatura, ações viáveis que vou buscar realizar no decorrer de eventual mandato.

Como você quer ser lembrada, após seu mandato?

Quero ser lembrada como a Prefeita do diálogo, que manteve um bom relacionamento com a população e que buscou meios para o atendimento de suas necessidades e aspirações.

Ser lembrada também como a Prefeita que conseguiu manter um bom relacionamento e articulação com o Governo do Estado e com o Governo Federal, garantindo assim o recebimento de emendas que auxiliem na melhoria de nossos equipamentos e serviços, a exemplo do que vimos na administração Leandro Pilha;

Quero ser lembrada como a Prefeita que valorizou o trabalho do servidor público de carreira, não deixando espaço para o aparelhamento estatal com grupos ou interesses políticos eleitoreiros;

Quero, por acima de tudo, ser lembrada como quem zelou pelo dinheiro público como algo sagrado, e que o utilizou corretamente em prol da população e desenvolvimento do município! Isto, além de ser um dever, é um valor que jamais irei transigir!

Considerações finais

Agradeço a este semanário pela oportunidade. Através das respostas às questões formuladas, os eleitores conhecerão um pouco sobre quem sou e o que pretendo fazer no eventual mandato, se eleita.

Reforço meu compromisso com a Verdade! E de trabalho sério, honesto, transparente e comprometido!

Neste momento em que peço o voto de confiança, estou me colocando a serviço da população juntamente com meu vice, Du Gracioso!

Muito obrigada!