ZPP Meio Ambiente: Conheça práticas sustentáveis em tempos de pandemia


Panos ou esponja usados na limpeza de compras

Os panos de tecido ou esponjas para realizar a limpeza das embalagens de produtos podem ser reutilizados. Basta deixá-los de molho em solução diluída de água sanitária, com 50 mL de água sanitária para 1 litro de água, por 20 a 30 minutos. Depois é só lavar rapidamente em água corrente e depois deixar secar.

Também há o papel toalha lavável, que pode ser utilizado para fazer a limpeza e podem ser aproveitados mais três vezes, após fazer o procedimento de deixar de molho por 20 a 30 minutos na solução de água sanitária. Esses materiais de limpeza descartáveis devem ser colocados em saco plástico bem fechado para então serem jogados no lixo do banheiro.

Materiais recicláveis

Os materiais recicláveis devem ser embalados em sacos e, de preferência, permanecer reservados por 24 horas em ambiente seco e seguro, dentro da residência, antes de serem destinados para a coleta.

As prefeituras estão sendo orientadas a deixar os materiais recicláveis recolhidos em local reservado e seco durante 48 horas. A ideia é que os recicláveis fiquem reservados por um total de 72 horas, que é o tempo máximo de permanência do coronavírus em superfícies dessa categoria.

Economia de água ao lavar as mãos

As pessoas devem ensaboar bem as mãos, pois é o sabão o agente de higienização responsável pela eliminação ou inativação do vírus. Por isso, a recomendação é para evitar o desperdício e usar o mínimo de água para iniciar o processo de higienização. Para isso, basta fechar a torneira enquanto ensaboa, esfregando as palmas, os dedos, as unhas e o dorso das mãos. Terminada essa fase, é só abrir novamente a torneira para enxaguar rapi- damente as mãos.

Economia de água para lavar louça

Antes de lavar a louça, é possível limpar bem os pratos com guardanapos. Depois, é possível tampar o ralo da pia ou usar uma bacia para reservar a água utilizada no enxágue rápido de pratos e talheres. Esta água reservada deve ser aproveitada para deixar a louça de molho, enquanto se faz a limpeza com esponja e detergente de cada item. Depois, é só enxaguar o mais rápido possível tudo de uma vez, buscando o máximo de economia.

Para quem tem máquina de lava louça, é preciso utilizar a mesma na sua capacidade máxima de louça, tentando aproveitar todos os espaços de forma completa.

Economia de água para lavar a roupa

Para as roupas, a orientação é reservar as roupas sujas em sacos grandes de lixo e juntar o montante necessário para lavar o máximo possível de uma vez só, utilizando a carga máxima da máquina de lavar roupa, se houver.

O saco, que foi utilizado para reservar a roupa suja, pode servir depois para guardar e reservar os materiais recicláveis, ou ser reutilizado novamente para colocar roupas sujas.

Para quem mora em residência com jardim, ainda tem a opção de reservar a água que sai da máquina de lavar roupa para limpar a calçada ou regar a grama.

Economia de água ao tomar banho

É preciso ser o mais breve possível no banho ao ensaboar e lavar o cabelo sem a água corrente. Somente abrir o chuveiro para tirar a espuma do sabonete e do shampoo.