Santa Rita terá nova campanha de doação de sangue, neste sábado


Com as devidas precauções para que não haja aglomeração de pessoas, garantindo, assim a prevenção da disseminação da Covid-19, o Hemocentro Ribeirão Preto realiza no próximo sábado (12/9) mais uma Campanha de Doação de Sangue e Cadastro de Medula Óssea, em Santa Rita do Passa Quatro. Com apoio da Prefeitura Municipal, através do Departamento de Saúde, a campanha acontece à partir das 7 horas, na EMEF Madre Carmelita.

Para doar, o Hemocentro está solicitando o cadastramento antecipado dos voluntários, que deve ser feito de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 10h e das 13h às 15 horas, pelo telefone 3584-7043.

SEGURANÇA

Esta é segunda campanha realizada no município no período da pandemia. A primeira ocorreu em março, quando diversas medidas de segurança foram adotadas, como a manutenção dos doadores na parte externa da escola (pátio ou quadra coberta), com distância segura entre as pessoas.

As instruções ou restrições para  doação foram informadas por meio de cartazes, entre outros. A entrada também foi limitada em 15 doadores por vez, para passarem pela recepção (cadastro), em seguida, individualmente, os voluntários passaram pelo captador para cadastro e orientações. Apenas após a pré-triagem, é chamado outro grupo de doadores para o mesmo processo.

QUEM PODE DOAR

Para ser doador é preciso ter idade entre 18 e 67 anos, estar com boa saúde, pesar no mínimo 50kg (homens) ou 51kg (mulheres). Voluntários com idade entre 16 e 18 anos também podem doar, desde que autorizados pelos pais ou responsáveis. É obrigatórioapresentar documento oficial com foto.

Santa Rita está entre os 210 municípios atendidos pelo Hemocentro Ribeirão Preto. Ao todo são 33% do Estado de São Paulo. Para suprir esta demanda, são realizadas campanhas em três finais de semana por mês, nas várias cidades da região de abrangência.

Promovida pelos menos duas vezes ao ano na cidade, todas com presença expressiva da população local.