Campanha de doação de sangue arrecadou 90 bolsas no último dia 12



Com as devidas precauções para evitar aglomeração de pessoas, garantindo, assim a prevenção da disseminação da Covid-19, o Hemocentro Ribeirão Preto realizou no sábado (12/9) mais uma Campanha de Doação de Sangue e Cadastro de Medula Óssea, em Santa Rita do Passa Quatro. Com apoio da Prefeitura Municipal, através do Departamento de Saúde, a campanha aconteceu no período da manhã, na EMEF Madre Carmelita.

Para doar, o Hemocentro solicitou o cadastramento antecipado por telefone dos voluntários. No total, foram 106 candidatos e 90 bolsas foram arrecadadas. Também foram realizados 11 novos cadastros de medula óssea. O número foi considerado positivo pelo Hemocentro, considerando a pandemia.

“Obrigada por todo empenho e dedicação de todos que fizeram a coleta acontecer”, disse representante do He- mocentro. “Estamos passando por uma fase bem difícil e toda bolsa é bem-vinda”, completou. “Obrigada a todos de Santa Rita que colaboraram”, concluiu.

Esta foi segunda campanha de 2018 no município. A primeira aconteceu no dia 21 de março, no início da pandemia.

Após cada coleta, o sangue é fracionado e colocado à disposição para transfusões já na segunda-feira seguinte. Cada bolsa de 450 ml é dividida em três categorias: hemácias, plasma e plaquetas, distribuídas conforme a necessidade. Segundo o Hemocentro, cada doador pode salvar até três vidas.

O Hemocentro de Ribeirão Preto atende 110 hospitais com uma demanda de 9 mil bolsas por mês. Ao todo, de acordo com a assistente social, são 210 municípios atendidos pela entidade, 33% do Estado de São Paulo. Para suprir esta demanda, são realizadas campanhas em três finais de semana por mês, nas várias cidades da região de abrangência.