ZPP Meio Ambiente: Como descartar o lixo durante a pandemia


“Nós estamos aqui por você. Fique em casa por nós”. A mensagem que ecoou de profissionais de saúde por todo o mundo também serve para os funcionários da limpeza pública. Menos aclamados, é preciso dar valor para o fato de que eles fazem parte dos serviços essenciais das cidades e ajudá-los na redução do risco de contaminação.

Para evitar que os coletores entrem em contato com possíveis resíduos infectados, reforce os cuidados com os sacos de lixo. A seguir algumas dicas para evitar o rompimento dos resíduos:

Coloque os resíduos em dois sacos resistentes e bem fechados.

Preencha os sacos com, no máximo, dois terços da sua capacidade.

Acondicione objetos cortantes em caixas de papelão ou garrafas pets.

Respeite o horário de coleta, descartando o lixo até duas horas antes do horário previsto.

Se houver um infectado na família, o lixo deve ser retirado e bem fechado por outra pessoa não infectada. É preciso garantir que não vaze ar ou líquidos para fora do saco de lixo.

Se usar máscara descartável, não deposite diretamente na lixeira. Coloque-a primeiro dentro de um saquinho.

Aumento da coleta seletiva

Enquanto algumas cidades suspenderam a coleta de resíduos recicláveis, outras registram aumento na recolha de tais materiais. É o caso da capital paulista que aponta crescimento de 25% na coleta seletiva durante este período de isolamento social.

Apesar das cooperativas estarem paradas, as Centrais Mecanizadas de reciclagem continuam funcionando.

Reconhecimento

Em alguns locais, os profissionais da limpeza estão sendo surpreendidos por mensagens de carinho deixada por moradores nos próprios sacos de lixo:

Fonte: ciclovivo.com.br/covid19/descartar-lixo-pandemia