Saúde de Araraquara investiga se funcionário do Samu teve reinfecção pelo novo coronavírus


A Secretaria de Saúde de Araraquara (SP) e o Serviço Especial de Saúde (Sesa), da Universidade de São Paulo (USP), investigam um suposto caso de reinfecção pelo novo coronavírus na cidade.

Segundo informações da prefeitura, um funcionário do Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu) testou positivo para Covid-19 no mês de abril, logo no início da pandemia na cidade.

Ele cumpriu o isolamento e, após seguir o protocolo da quarentena, voltou a trabalhar. Em julho, ele apresentou sin- tomas novamente e precisou ser internado na UTI, onde segue entubado.

A Secretária de Saúde informou que o paciente tem dois exames positivos para Covid-19 e que o caso está sendo estudado.

Casos no Brasil

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo investiga o caso de pacientes que voltaram a testar positivo depois de terem se recuperado da Covid-19. A reinfecção pelo vírus ainda é apenas uma hipótese.

Assim como a hipótese de terem se infectado mais de uma vez, o HC também estuda a possibilidade dos testes positivos serem, na realidade, de fragmentos inativos do coronavírus que permaneceram no corpo dos pacientes, enquanto que a volta dos sintomas seriam de uma virose causada por vírus diferente.

Fonte: EPTV