Saiba como fazer boletim de ocorrência pela internet


Hoje é possível fazer um boletim de ocorrência pela internet em quase todos os estados do Brasil e no Distrito Federal.

Simples e prático, o B.O. online é emitido na mesma hora e o cidadão já tem em mãos um documento válido, tanto quanto o tradicional e sem ocupar o delegado e o escrivão, e nem perder seu próprio tempo em espera e deslocamento.
Em quais casos posso fazer um boletim de ocorrência?

Todos os casos abaixo podem ser registrados pela internet no portal da polícia militar/civil do seu estado/município:

Ocorrências sobre desaparecimento de pessoa;
Roubo/furto de veículo;
Roubos em que não haja danos e/ou vítima de lesão corporal e morte;
Furto ou perda de documentos;
Furto ou perda de celular;
Furto ou perda de placa de veículo;
Encontro de pessoa desaparecida;
Injúria, calúnia ou difamação;
Casos de acidente de trânsito sem vítima.

Como registrar o B.O.?

Para fazer o registro de um boletim de ocorrência pela internet, o usuário deve obrigatoriamente ser maior de 18 anos, ter documentos válidos (de preferência, não estar com pendências junto à Justiça Eleitoral) e possuir endereço fixo, telefones e endereço de e-mail válidos.

Os dados são importantes por dois motivos: com eles, a polícia tanto pode entrar em contato com o cidadão, caso necessário, como pode investigá-lo em casos em que a denúncia se prove falsa.

Em seguida, é necessário descrever a ocorrência com todos os detalhes possíveis.


Fique de olho: é preciso seguir das orientações fornecidas por cada site de delegacia digital da sua região, que podem variar. No entanto, os principais dados necessários são os mesmo.

Jogue limpo!

A função da polícia é investigar todas as possibilidades e um boletim de ocorrência não necessariamente ateste uma verdade absoluta. Registrar um B.O. falso é crime e o cidadão que o fizer se prejudica seriamente.