Pesquisa Datafolha aponta que 75% dos estudantes estão tristes, ansiosos ou irritados com o confinamento


Uma pesquisa realizada pelo Datafolha em parceria com a Fundação Lemann, Itaú Social e a Imaginable Futures, apontou que uma parcela considerável dos estudantes das escolas estaduais de São Paulo está ansiosa durante o confinamento em casa, neste período de pandemia. Os dados da pesquisa apontaram que 75% dos estudantes estão tristes ou ansiosos ou irritados.

Para chegar aos indicadores, o Datafolha entrevistou 424 responsáveis por estudantes matriculados na rede pública com idade entre 6 e 18 anos, dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e do ensino médio, no mês de junho deste ano. As entrevistas resultaram em uma amostra de 598 estudantes, sendo 354 de escolas públicas estaduais de São Paulo.

Na rede estadual, a pesquisa aponta que 68% dos estudantes estão ansiosos, 44% estão irritados e 28% estão tristes em função confinamento. Esses índices estão próximos aos verificados no Brasil, Sudeste e no Estado. Por outro lado, os responsáveis dos estudantes apontaram que 23% deles estão com medo de voltar à escola.

O secretário da educação do Estado de São Paulo, Rossieli Soares, aponta que os dados da pesquisa são extremamente preocupantes, no tocante à questão psicológica dos estudantes. “A convivência escolar é importantíssima para a formação das nossas crianças e jovens. Além disso, a relação respeitosa e de confiança entre o estudante e o professor é um apoio emocional que certamente faz a diferença para os nossos alunos”, destaca.

Objetivos

Entre os três principais objetivos da pesquisa «Educação não presencial na perspectiva dos estudantes e suas famílias” estão:

Identificar se os estudantes estão acessando e realizando as atividades de aprendizagem propostas no período da pandemia;

Mapear as dificuldades em relação ao acesso, rotinas e motivação e, identificar percepções dos responsáveis sobre o acompanhamento das escolas, evolução nos estudos, possibilidades de abandono, assim como os desafios no apoio da rotina de aprendizagem no período remoto.

Fonte: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo