Como cuidar da pele e cabelos no inverno? Dermatologistas dão 4 dicas práticas


Com a chegada do inverno, precisamos redobrar os cuidados com a pele e os cabelos para evitar o ressecamento e descamação. “O frio leva a uma diminuição da transpiração corporal e, principalmente quando associado a uma baixa umidade, pode levar ao ressecamento excessivo da pele, aumento da sensibilidade e diminuição da capacidade de regeneração e da efetividade da sua função de barreira. O que torna a pele mais vulnerável a ação de agentes externos, como a poluição. A hidratação vigorosa, tópica e oral, é sem dúvidas a melhor maneira de diminuir os danos causado pelo frio”, explica Dr. Franklin Veríssimo, dermatologista de Fortaleza.

Hidratar o corpo ainda molhado depois do banho morno é uma das dicas da dermatologista, Dra. Fabiana Seidl, do Rio de Janeiro. "Nesse momento, a pele úmida absorve mais o hidratante e assim podemos ver melhor os benefícios. Você pode optar pelo uso de óleo ou hidratante corporal. Já durante o banho realize uma vez na semana uma esfoliação corporal. Uma receita caseira é misturar 1/2 xícara de óleo de coco e 1 xícara de açúcar cristal. Misture e aplique no corpo em movimentos circulares. Depois só enxaguar”, explica a médica.

Os lábios também precisam de atenção específica e alta proteção. “É importante destacar que a pele que reveste os lábios tem uma camada de queratina muito mais fina do que a pele facial, isso faz com que sempre recomendemos cuidados específicos. É muito importante a utilização diária de fotoprotetores labiais para prevenir o ressecamento, fissuras e lesões. Além disso, é importante lubrificar e hidratar frequentemente os lábios ao longo do dia, isso evita que o lábio fissure ao menor estiramento”, explica Dr. André Braz, do Rio de Janeiro, autor do Atlas de Anatomia e Preenchimento Global da Face.

Cuidados específicos com os cabelos também são necessários no momento em que o vento e a água quente do chuveiro danificam os fios. Um dos conselhos da médica, Dra. Kate Koetz, da clínica For All Group, de São Paulo, é embedar os cabelos em um óleo vegetal antes de lavá-los. “Vale realizar o pre-poo (pré- shampoo) no qual deve-se aplicar óleo de coco, por exemplo, em todo comprimento da haste e deixar por 20 minutos. Depois é só lavar o cabelo normalmente. Isso garante que a hidratação do fio não seja retirada durante a lavagem dos cabelos. O ideal é realizar o procedimento uma vez na semana”, aconselha a profissional.A médica indica também uma máscara caseira de abacate para hidratar os cabelos. “Uma máscara hidratante natural que pode-se fazer em casa é a de abacate. Amasse muito bem um abacate pequeno e misture com duas colheres de chá de mel. Aplique no comprimento dos fios, deixe por 20 minutos e depois enxágue”, explica.