Santa Casa explica por que nem todos os casos são testados


Os testes para diagnosticar a Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, tem provocado muitas dúvidas, inclusive nas redes sociais. Mas a Provedoria entende, e vem trabalhando com a total transparência para poder explicar sobre as recomendações do Ministério da Saúde.

Um período de incubação é o tempo entre ser infectado e o início dos sintomas da doença, sendo que os sintomas geralmente aparecem em cerca de cinco dias ou menos na maioria dos casos.

Com os estudos, o Ministério da Saúde lançou orientações para padronização do atendimento à Covid-19, organizando o fluxo do atendimento dos pacientes, com testes, internação, isolamentos e cuidados para que todos tenham acesso ao mesmo protocolo clínico.

Assim, cada exame tem uma janela de tempo ideal para ser feito, se fizer no momento errado, o resultado pode ser mascarado, então entenda que, pacientes com menos de três dias de sintomas não podem realizar os exames, após, até o sétimo dia será feito o PCR, e com sete dias até dez dias de sintomas o paciente poderá realizar o teste rápido.

Sabemos que o esclarecimento acalma a população e dessa forma permite haver atendimento mais direcionado para casos mais urgentes em nossa Santa Casa, onde a Provedoria agradece o empenho e a dedicação dos profissionais da saúde que vem fortalecendo a qualidade e a humanização no atendimento aos pacientes.

Caso tenham alguma dúvida ou reclamação, procure nossos serviços de ouvidoria pelo site http://santacasasrpq.com.br/

Fonte: Assessoria de Imprensa da Santa Casa