Pensando bem: Como conseguir tempo para orar?


Esta é a duvida de muita gente. Falta de tempo para sua vida espiritual. Conheço pessoas sinceras e quebrantadas que sofrem com o sentimento de culpa por estarem sempre “devendo” em sua comunhão com Deus.

COMO RESOLVER ISSO?

A questão não é simples, mas não podemos nos isentar de tratar. Nossas desculpas mais comuns são: agenda cheia demais; cansaço multitarefas; muitas solicitações da família; necessidade de lazer para não enlouquecer; estudos... e por aí vai. Por que não conseguimos tempo para Deus? Onde está o problema?

Suspeito que a razão não seja de ordem prática. 

QUAL É A PRIORIDADE EM SUA AGENDA?

Muitos tem a resposta na ponta da língua: meu trabalho: sem trabalho ninguém come, passamos fome; meu casamento em primeiro lugar; meus filhos em primeiro lugar; minha saúde em primeiro lugar; e por aí vai. Isso se chama: prioridade: “condição do que é o primeiro em tempo, ordem, dignidade”. Priorizamos em nossa vida exatamente por esse critério: aquilo que achamos digno de ser o primeiro lugar.

Por exemplo: qual a prioridade para quem deseja uma nota boa no ENEM? Estudar. Qual a prioridade para quem deseja uma medalha de ouro em olimpíadas? O treino. Vemos aqui uma pista para descobrirmos porque não temos “tempo” para orar. Qual lugar Deus ocupa em nossa escala de prioridade? Se damos a Deus o tempo que sobra, e não sobra tempo, o que damos à Deus?

POR QUE EU DEVERIA DAR PRIORIDADE À DEUS?

1.Gn 1:1 “No princípio (melhor ou principal) Deus criou os céus e a terra”. No princípio, Deus! Nada existia antes de Deus. Antes que houvesse mundo, Deus já estava lá.

2.Jó 33:4 “O Espírito de Deus me fez; o sopro do Todo-poderoso me dá vida”. Devemos nossa existência à Deus! Dia a dia, devemos a Ele nossa vida!

3. Jó 34:14 “Se Deus pensasse apenas em si mesmo e para si recolhesse o seu espírito e o seu sopro, toda a carne juntamente expiraria, e o homem voltaria para o pó”. Se Deus não pensa apenas em si, em quê Deus pensa? O texto responde: “Se Deus pensasse apenas em si, o homem voltaria ao pó”. Ou seja: Deus pensa em nós! Somos prioridade para Ele. Então, porque ele não seria nossa prioridade? JESUS É A PROVA FÍSICA E ESPIRITUAL DE QUE DEUS NÃO PENSA APENAS EM SI.

Pensando bem, que é prioridade? “Condição do que é o primeiro em tempo, ordem, dignidade”. Se Deus não está como prioridade na minha vida, o quê está? Essa prioridade é digna? Mais digna do que Deus? Então mantenha-a. Caso contrário, mude sua prioridade para o Altíssimo e você vai ver que não faltará tempo para orar!

sergiomarcosmevec@gmail.com