Governo de São Paulo anuncia volta às aulas em 8 de setembro


O governo do estado de São Paulo anunciou, na quarta-feira 24, a retomada das aulas nas escolas de forma escalonada, a partir de 8 de setembro. Serão três etapas que valem para a educação infantil, a educação básica e a educação superior e profissional.

A 1a etapa da voltas as aulas permitirá que a escola abra somente 35% de sua capacidade física. Na 2a etapa, a unidade poderá utilizar 70% de seu espaço. Somente na etapa 3 que será autorizado o uso de 100% da unidade.

O cronograma prevê a preservação do distanciamento de 1,5 metro e dispõe sobre a possibilidade de revezamento entre os estudantes. Os protocolos também pedem que os profissionais promovam a cultura de atenção aos procedimentos de limpeza pessoal, a ventilação e a sanitização do ambiente e o monitoramento da execução de ações e do surgimento de casos de coronavírus.

Está proibida a realização de feiras, palestras, seminários, competições, campeonatos esportivos, comemorações, assembleias e demais eventos que gerem aglomeração. Os intervalos ou recreios devem ser feitos com revezamento das turmas, em horários alternados. Atividades de educação física, artes e correlatas precisam cumprir o distanciamento social e devem ocorrer preferencialmente ao ar livre.

O governo também destaca a necessidade de organização dos horários de entrada e de saída, para evitar tumultos e fugir dos horários de pico do transporte público.