Fundação Salvador Arena expande suas atividades para Santa Rita do Passa Quatro


Com o intuito de contribuir com a formação de mão de obra qualificada no setor agroindustrial e gerar mais recursos para seus projetos sociais, a Fundação Salvador Arena (FSA), instituição civil de finalidade beneficente, de direito privado e sem fins lucrativos, anuncia a aquisição da Fazenda Sesmaria, localizada na cidade de Santa Rita do Passa Quatro, estância climática localizada a 253 km da capital paulista.

A área de 417 hectares abrigará a Escola Técnica Agropecuária Salvador Arena, que oferecerá cursos para jovens e adultos gratuitamente, visando formação e aperfeiçoamento profissional. No local também foi instituída a Agroindustrial Salvador Arena (AGSA), pertencente à holding Patéssio Participações Ltda., controlada pela FSA, que além de gerar recursos para os seus projetos sociais com a produção e a comercialização de seus produtos, funcionará como um laboratório de aulas práticas para os alunos da Escola Técnica.

“O modelo de negócio que desenvolvemos segue a missão da Fundação e nos permite compartilhar todo o conhecimento e tecnologia da Agroindustrial Salvador Arena com a comunidade, por meio do curso técnico, que irá proporcionar formação mais rápida de profissionais para o mercado de trabalho”, frisa Regina Celi Venâncio, presidente do Conselho Curador da Fundação Salvador Arena.


Enquanto estruturava sua atuação na cidade, a Fundação levou três cursos de curta duração, oferecidos por professores e alunos da Faculdade de Tecnologia Termomecanica (FTT), em 2019, nas áreas de atendimento e boas práticas gerenciais. Preocupada com as questões envolvendo o meio ambiente, a AGSA busca desenvolver processos de produção agropecuária sustentável e com harmonia ambiental. Atualmente realiza a produção de soja, milho, sorgo, mandioca, tomate, eucalipto, 50 mil pés de café, gado de corte e criação de galinhas poedeiras, e se prepara para iniciar a ordenha de gado leiteiro, a fim de implantar futuramente uma unidade fabril de laticínios.

Escola Técnica Agropecuária Salvador Arena A nova Escola Técnica Agropecuária Salvador Arena oferecerá em breve o curso Técnico em Agropecuária. Assim como todos os cursos oferecidos pela Fundação em seu Centro Educacional, será totalmente gratuito e serão cedidos aos estudantes o primeiro uniforme, materiais didático e escolar, além de alimentação dentro do período escolar, preparada na própria instituição.

Sobre o Centro Educacional da Fundação Salvador Arena O Centro Educacional da Fundação Salvador Arena (CEF-SA) integra duas instituições de ensino totalmente gratuitas. O Colégio Termomecanica (CTM) que oferece da educação básica (Nível V) ao Ensino Médio e Técnico, ocupa o posto de melhor escola de São Bernardo do Campo, segundo dados do ENEM 2018. Os alunos têm aulas de educação financeira, agricultura, robótica, idiomas, informática, cerâmica, modelismo, teatro, música e socioemocional. 

A Faculdade de Tecnologia Termomecanica (FTT) pertence ao grupo de excelência do Ministério da Educação, onde se mantém com nota 4 pelo oitavo ano consecutivo no Índice Geral de Cursos (IGC). Oferece cursos de bacharelado em Administração, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Computação; e pós-graduação lato sensu em Gestão Educacional e Gestão de Projetos em Inovação e Sustentabilidade, todos presenciais.

O complexo educacional localizado na cidade de São Bernardo do Campo, região da Grande São Paulo, tem 140 mil metros quadrados, e conta com laboratórios, salas temáticas, quatro bibliotecas interativas, ginásios poliesportivos, conjunto aquático, campo de futebol, pista de atletismo e uma estação agroambiental. Abriga, também, o Teatro Engenheiro Salvador Arena, um dos mais modernos do País, com capacidade para 536 lugares. Com metade das vagas destinadas a estudantes cujas famílias possuem renda per capita mensal até 1,5 salário mínimo, o CEFSA atende atualmente 3.193 alunos, sendo 1.789 no CTM e 1.404 na FTT. Mais informações sobre os projetos realizados no Centro Educacional em www.cefsa.org.br.


Sobre a Fundação Salvador Arena A Fundação Salvador Arena (FSA) é uma instituição civil de finalidade beneficente, de direito privado e sem fins lucrativos, criada em 1964 pelo empreendedor social Salvador Arena (1915-1998) para manter atividades voltadas à transformação social, atuando nas áreas de educação e assistência, e apoiando nas áreas de saúde e habitação. Nos últimos 10 anos, destinou cerca de R$ 590 milhões para ações que visam o fortalecimento do terceiro setor brasileiro e em projetos sociais ligados à educação, saúde e habitação, das regiões da Grande São Paulo, Baixada Santista e semiárido nordestino.

É mantenedora de um Centro Educacional, seu principal projeto social na área de educação, na cidade de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, que atende 3.193 alunos gratuitamente, do nível básico à pós-graduação. Mais informações sobre os projetos sociais da Fun- dação Salvador Arena em www.fundacaosalvadorarena.org.br.