Banda Via Roma e entidades garantiram a realização do evento durante pandemia


Manter a tradição e adequar o evento mais tradicional do município em plena pandemia da Covid-19. Com este objetivo, o 28o Festival de Tradições Italianas, de Santa Rita do Passa Quatro, foi realizado em novo formato, no último dia 9 de julho, quinta-feira, com live com a banda Via Roma, a apresentação das entidades e seus pratos típicos.

O evento foi realizado sem a presença de público, no pátio do Centro Cultural José Spadon (antiga delegacia). A banda iniciou sua apresentação com as primeiras músicas do seu repertório.

Em seguida, o prefeito Leandro Luciano dos Santos, a vice-prefeita Maria Rita Mondin de Oliveira, o diretor de Turismo e Cultura, Antonio Arnaldo Reatto dos Santos, realizaram uma bela homenagem a José Roberto Barbuio, conhecido como Barbuinho, falecido recentemente, idealizador do Festival Italiano, que foi criado durante sua gestão como prefeito, em 1993. Receberam a homenagem a irmã Margarida Barbuio Morandi e a filha do homenageado Carla Barbuio, no momento de grande emoção. O evento também ocorreu no dia do aniversário do homenageado.

Alternando com a apresentação da banda, as entidades Projeto Maria, Lar Dom Luiz Caburlotto, Lar São Vicente de Paulo (Asilo), Associação Jequitibá (CAIS-SR) e Paróquia São José Operário apresentaram um breve histórico dos seus trabalhos realizados no município e os pratos que posteriormente serão servidos ao público.

Os pratos serão servidos no próximo dia 8 de agosto, sábado, nos sistemas take- -out, drive thru ou delivery.

Voluntários das entidades estão oferecendo os pratos e, no ato da compra, infor- mando a forma de retirada de cada Instituição.

O Festival de Tradições Italianas é uma festa característica do município santa-ritense, pois homenageia os imigrantes europeus que aqui chegaram no século passado e, com seu trabalho, colaboraram com o desenvolvimento e a cultura local.