ZPP Meio Ambiente: Dia Mundial do Meio Ambiente - O que comemorar?


O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, oferece uma oportunidade de refletir sobre o que temos a comemorar no Brasil. Realmente, houve muito avanço nas últimas duas décadas. Nem tudo deu certo. Mas ainda há muito que fazer, ajustando rumos.

A criação da data foi em 1972, em virtude de um en- contro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar de assuntos ambientais, que en- globam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.

A importância da data está relacionada às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.

A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preser- vação ambiental, através da Secretaria Especial do Meio Ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza.

Mas em face da vida moderna, os prejuízos ainda estão maiores. Uma enorme quantidade de lixos é descartada erroneamente todos os dias, como latas de alumínio, vidros em geral, plásticos, papéis e papelões, causando a destrui- ção da natureza e a morte de várias espécies de animais.

A política de reaproveitamento do lixo ainda é muito fraca, em várias localidades ainda não há coleta seletiva; o que aumenta a poluição, pois vários tipos de lixos tóxicos, como pilhas e baterias são descartadas de qualquer forma, levando a absorção dos mesmos pelo solo e a contamina- ção dos lençóis subterrâneos de água.

Contudo em comemoração desta que possamos refletir quanto a nossa responsabilidade com o Meio Ambiente. Como estou gerenciando os meus resíduos?
Quanto estou auxiliando para que bons hábitos sejam mantidos dentro de casa e no ambiente em que trabalho?
Para onde vão os meus resíduos?
Quanto eu gero de resíduos?
Eu poderia reduzir a quantidade de resíduos gerados?

O PLANETA ESTÁ PEDINDO AJUDA, CONTRIBUA FAZENDO A SUA PARTE... SEPARE SEU LIXO RECICLÁVEL DO ORGÂNICO!

Por Jussara de Barros