Museu Zequinha de Abreu começa a ser restaurado


Considerado um dos cartões postais de Santa Rita do Passa Quatro, a antiga Estação Ferroviária da Companhia Paulista, que atualmente abriga o Museu Zequinha de Abreu, teve suas obras de restauração iniciadas nesta semana. O local é tombado como patrimônio histórico pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), e está recebendo cerca de R$ 1 milhão em investimentos, através de convênio com a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, com recursos do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID).

O convênio foi assinado pelo prefeito Leandro Luciano dos Santos, após aprovação do projeto elaborado pelo Departamento Municipal de Obras e Infraestrutura, com aprovação do Condephaat, após análise dos aspectos históricos e seu grande valor cultural.

Essa grande conquista deu-se início com a participação ativa do Deputado Roquinho Barbiere com a inscrição do projeto, formulação e encaminhamento junto a Secretaria de Justiça. O Presidente da Assembleia Legislativa Deputado Cauê Macris, colaborou com nossa cidade, dando celeridade e agilidade na tramitação do projeto.


O FID é um fundo mantido por ações civis públicas destinado ao ressarcimento à coletividade, dos danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico, no Estado de São Paulo. O projeto do Museu foi um dos 140 aprovados, entre cerca de 800 inscritos no FID, e Santa Rita esteve entre os 15 primeiros municípios beneficiados.

Por se tratar de uma obra de restauração, puderam participar do processo de licitação apenas empresas especializadas. A empresa vencedora foi a A3 Atelier de Arte Aplicada Ltda. – ME, de São Joaquim da Barra (SP).

Esta semana, o prefeito esteve visitando o início das obras. De acordo com a empresa, grande parte da mão-de-obra será contratada do próprio município, garantindo que parte desse recurso vai girar na economia local.

“Foram muitos anos de luta para chegar a este objetivo, que muitos benefícios trarão a nossa cultura e turismo”, disse o prefeito. “Assim, estamos contribuindo não só com a nossa cultura, mas também com a geração de renda para nossa população e em breve a contribuição será ainda maior, atraindo turistas para a nossa Estância, estimulando a nossa economia e contando nossa história”, concluiu.