Em época de quarentena, exercite-se!


Coronavírus. Quarentena. Provavelmente essas são as palavras que você mais tem escutado nos últimos dias. Na TV, no rádio, jornais, revistas, portais de internet e em qualquer outro canal de comunicação não se fala em outra coisa. Esse assunto tomou uma proporção imensa e dada sua importância e seriedade não poderia ser diferente.

Não vamos falar aqui sobre sua definição, seu surgimento, sintomas e prevenção, pois essas informações você recebe diariamente e a todo momento. Ah, mas esperamos do fundo do coração que elas estejam firmadas em sua mente e que você esteja seguindo as orientações para combater esse vírus, afinal a luta não é minha, não é sua, não é dos idosos, ela é nossa.

Mas nossa intenção não é ser repetitivo e redundante, mas chamar sua atenção para um fato muito im- portante que talvez nesse momento de preocupação pode ser deixado de lado. Estamos falando da nossa saúde mental. É sobre nosso bem estar mental em meio ao caos vivido nos últimos dias que vamos falar hoje!

O IMPACTO DO ISOLAMENTO O isolamento social ou quarentena em prol da prevenção à disseminação do coronavírus pode causar impactos na saúde mental até mesmo de pessoas que nunca apresentaram nenhum tipo de transtornos anteriormente. É comum sentir medo de ficar por fora de tudo, pois naturalmente o ser humano tem a necessidade de sentir-se pertencente à um grupo. Com isso ele se conecta o tempo todo à TV e às notícias na internet o que pode acarretar ainda mais pânico e ansiedade.

ROTINA Em uma rotina normal, é comum que as pessoas passem mais tempo fora de suas casas. Trabalho, cursos, lazer, estudos, atividades sociais, entre outras proporcionam uma rotina cheia de compromissos fora do lar. Nesse momento de quarentena ou isolamento de combate ao coronavírus, temos a oportunidade de apreciar nossa própria companhia.

Além de possibilidades como arrumar um armário que há muito precisa ser organizado, ler um livro, assistir um bom filme, colocar as séries em dia, organizar os materiais no escritório, enfim, cada um dentro das suas necessidades, mas que todos temos aquelas atividades que por conta da correria do dia a dia acabam ficando sempre por fazer.

EXERCITE-SE! A quarentena é uma excelente oportunidade para a prática de exercícios físicos, que é fundamen- tal para a boa saúde de qualquerpessoa não é mesmo? Desde que ela esteja apta a praticar exercícios, claro, eles são essenciais. Desde uma leve caminhada até outros que demandam maior condicionamento físico, como crossfit, por exemplo, os exercícios não podem ser deixados de lado. Por isso, nos dias de quarentena separe um lugarzinho da sua casa e crie uma rotina de treino. Antes que você venha com desculpas eu adianto que sim, é totalmente possível.