Casos de dengue confirmados em Santa Rita agora passam de 300


Santa Rita do Passa Quatro chegou aos 302 casos confirmados de dengue na última quinta-feira (23/4), de acordo com o Departamento Municipal de Saúde. Até a data, foram contabilizadas 402 notificações, das quais 90 já foram negativadas. A doença continua sendo uma preocupação, especialmente diante da pandemia de Covid-19 (novo coronavírus).

Desde março, quando o número de casos superou os 80, não são mais realizados exames e para confirmar a doença, basta o diagnóstico clínico, isso ocorre para que o paciente possa iniciar o tratamento o quanto antes.

Os agentes de controle de vetores, da Vigilância Epidemiológica Municipal, estão nas ruas em trabalho intenso de orientação, prevenção e combate. Por lei, a população deve garantir acesso aos agentes às residências. Nos locais onde forem encontrados água parada ou larvas o proprietário ou morador irá receber uma notificação e, em caso de reincidência, poderá também ser multado, de acordo com a Lei 2964/2011. A multa é de 5 Valores de Referência, que pode ultrapassar os R$ 600,00.

SINTOMAS E FATALIDADE Os sintomas da dengue são febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjoos, vômitos, entre outros. No caso da dengue hemorrágica, pode aparecer sangramento de pequenos vasos da pele e outros órgãos e ainda tonturas por causa da queda na pressão arterial.

Se algum sintoma for identificado, a pessoa deve procurar por uma das Unidades Básicas de Saúde (Postinhos) ou a Santa Casa, que está montando uma sala exclusiva de atendimento, com a triagem de possíveis casos.

A dengue pode levar a morte pessoas com comorbidades (enfermidades que predispõem o paciente a desenvolver outras doenças).