Vacinação contra a gripe será na EE Nelson Fernandes, a partir de amanhã (24/3)


A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe iniciou hoje, em Santa Rita do Passa Quatro. A vacinação mudou de local, saindo da EMEI Profa. Galdina Lima Segatto, e sendo realizada, a partir desta terça-feira, em frente ao Nelson Fernandes. 

O método de vacinação também será diferente. Para evitar aglomeração de pessoas, e manter as recomendações de segurança quanto ao coronavírus, os idosos serão vacinados dentro do carro, em sistema drive-thru. A vacinação se iniciará a partir das 7h30, e é importante que os idosos levem a carteirinha de vacinação.

O PSF Dulce Rodrigues de Campos está realizando a vacinação em Santa Cruz da Estrela. A vacinação acontece de segunda a sexta, das 7h30 às 13h30. A campanha busca imunizar cerca de 5 mil idosos e 800 profissionais de saúde em Santa Rita. 

Idosos que residem no Jd. São Luiz, Jd. Boa Vista I, II e III e Jd. Santa Maria, serão vacinados em casa, pelos agentes de saúde, do Programa Saúde da Família. Acamados e impossibilitados de se locomover também podem receber a vacina em casa. Para isso, é preciso entrar em contato com o Centro de Saúde II, através do telefone 3582-6171. É preciso fornecer o endereço correto.

Idosos e trabalhadores de saúde estão no primeiro estágio. A partir de 16 de abril, a campanha começa a atender professores e profissionais de saúde de segurança e salvamento. E, a partir de 9 maio, será a vez das crianças de 6 meses a menores de 6 anos, doentes crônicos, pessoas com 55 anos ou mais, grávidas, mães no pós parto, população indígena e portadores de condições especiais.

A vacina contra a gripe não protege contra o novo coronavírus. Mas é importante tomá-la para se proteger quanto a tipos de influenza, entre eles, o H1N1. E justamente por isso pode ajudar no diagnóstico por eliminação dos profissionais de saúde com suspeita de covid-19. Isso porque essas doenças contempladas pela vacina serão descartadas na triagem de pacientes que chegarem às unidades de saúde com sintomas gripais e informarem já ter sido imunizados.