Solidariedade e oportunidade: empresas de tecnologia e Internet oferecem serviços e conteúdos


Diversas empresas e startups por todo mundo estão se unindo em uma espécie de movimento e concedendo, de forma parcial ou por tempo determinado, uma amostra do que elas geralmente oferecem ou mesmo todo o serviço de forma gratuita.

Confira, abaixo, uma lista com empresas que estão ofertando algum tipo de benefício de forma isenta ou a um custo inferior. Confira:

Samba Tech - A empresa referência em vídeos online vai disponibilizar recursos tecnológicos e transmissão ao vivo, de forma gratuita, para que escolas, instituições públicas, alunos e profissionais de ensino possam interagir e continuar o trabalho durante o ano letivo, disseminando o conhecimento para todo o Brasil com intuito de minimizar o impacto que o coronavírus irá causar no ensino brasileiro.

Facebook - A rede social disponibilizará de forma gratuita a plataforma Workplace Advanced (rede social corporativa da empresa) por 12 meses para serviços de emergência e organizações governamentais, de forma a facilitar a comunicação desses departamentos com seus colaboradores. A candidatura para o uso da ferramenta pode ser realizada até o dia 30 de junho de 2020, acessando a página do produto.

FullFace - Especializados em biometria facial, vão disponibilizar gratuitamente o serviço de autenticação da face para as instituições de ensino e alunos que optarem por dar continuidade às aulas, atividades ou provas no sistema EAD. O benefício proporcionado pela empresa terá duração de três meses.

Qranio – A plataforma mobile de aprendizagem usa a gamificação para estimular os usuários a se envolverem com conteúdos educacionais. Neste momento irá disponibilizar gratuitamente, também por três meses, a plataforma para que professores, escolas públicas e privadas possam continuar as atividades à distância com os alunos até a normalização das aulas.

Seal Telecom -
A multinacional brasileira, com presença em países como Chile, Colômbia, EUA e México, disponibilizou para uso gratuito o uso da Starleaf, plataforma de videoconferência criada pela marca. Com acesso simultâneo de até 20 participantes, a solução conta com recursos como número ilimitado de reuniões, compartilhamento de tela simultâneo e vídeo chamadas criptografadas. Para ter acesso à gratuidade, basta preencher esse formulário.

Magazine Luiza - A gigante de e-commerce está com uma promoção que dá frete grátis para todas as compras de produtos vendidos pela Magalu que ajudam na prevenção contra o coronavírus, como álcool gel e nebulizadores. A empresa também estenderá o benefício para compras realizadas pelo app acima de R$ 99,00

Consolide Registro de Marcas - A startup especializada em registro de marcas colocou um time jurídico à disposição para tirar dúvidas, de maneira remota e gratuita, sobre direitos e deveres de empresas e trabalhadores nesse momento de quarentena. Por exemplo, se você tiver dúvidas sobre antecipação de férias, liberação de FGTS, jornada home office e outras questões que possam surgir, basta entrar em contato com eles.

PlayKids - Uma das maiores plataformas de conteúdo infantil do mundo, com mais de 6 milhões de usuários ativos, disponibilizou conteúdos educativos grátis no app para as crianças. O objetivo é ajudar pais e cuidadores que estão adotando o home office neste período de confinamento em virtude ao Covid-19, mas que precisam entreter as crianças de forma educativa enquanto trabalham. Lá é possível encontrar vários tipos de atividades: vídeos, desenhos, animações, jogos e livros, além de muitas brincadeiras para serem impressas no Blog Leiturinha. Tudo para que as crianças possam continuar a aprender com diversão, em casa ou em qualquer outro lugar.

NVIDIA - Mais famosa pela fabricação de semi condutores, a companhia também conta com uma linha parruda de soluções de software. E é um produto dessa linha que a empresa está disponibilizando de forma gratuita: o Parabricks, software que usa GPUs para acelerar em até 50 vezes a análise de dados de sequência. Ele será licenciado de forma gratuita para pesquisadores trabalhando em projetos relacionados ao Covid-19. Para solicitar uma licença, acesse esse link

Avaya - companhia anunciou a liberação por 90 dias do do Avaya Spaces, solução que integra videoconferência e colaboração, com ferramentas como criação de espaço de trabalho na nuvem, reuniões, compartilhamento de conteúdo e administração de tarefas. Para acessar o "Spaces", acesse o link

SAP - A companhia alemã disponibilizou o acesso temporário de três ferramentas de seu portfólio: a plataforma Ariba Discovery, que otimiza o processo de compra e fornecimento de produtos, e o Remote Work Pulse, da Qualtrics, estarão disponíveis para acesso por três meses. Já a Triplt, que atua no processamento de viagens, poderá ser utilizada gratuitamente por seis para todos os usuários que se cadastrarem até 31 de março.
Materiais para Download

Remessa Online - A plataforma brasileira de transferências internacionais irá isentar o pagamento de taxas de transferência ou recebimentos de valores relacionados a gastos de saúde movimentados por brasileiros que estejam em países que já adotaram a restrição de fronteiras contra o Covid-19, como Itália, França, Alemanha e Estados Unidos.

OLX - A plataforma de intermediação lançou uma campanha chamada #QuarentenadoBem. As pessoas que quiserem doar algum produto por meio da plataforma precisarão usar essa hashtag dentro do anúncio. Poderão ser doados tanto itens de higienização (como máscara e álcool gel) como itens de vestuário ou entretenimento (aqui, você encontra as exceções). Após combinar a doação, a entrega será feita em período posterior, após o final da quarentena.

Vagas.com - A empresa de recrutamento e seleção irá liberar gratuitamente 1000 minutos (ou 16 horas e 40 minutos) da sua ferramenta de entrevistas, presente no portal Vagas for business. O benefício já está ativo e é valido inicialmente até o dia 30 de abril.

Kaspersky - a companhia de segurança está disponibilizando gratuitamente seus principais produtos de segurança para organizações médicas com o objetivo de ajudá-las a ficar protegidas de ciberameaças durante a pandemia do Covid-19. Na lista, estão os seguintes produtos: Kaspersky Endpoint Security for Business Advanced e o Kaspersky Hybrid Cloud Security (proteção de endpoints em SaaS), o Kaspersky Endpoint Security Cloud Plus. O tempo da licença gratuita é de seis meses e é possível encontrar mais informações neste link.

SAS - a empresa de análise de dados disponibilizará por 30 dias sua plataforma de cursos on-line. Ministrados em inglês, os conteúdos estão divididos em disciplinas como data science, curadoria de dados, advanced analytics, inteligência artificial, machine learning, deep learning e gestão de fraudes,entre outras. O acesso pode ser realizado neste link.