Prefeitura de Santa Rita anuncia medidas contra o coronavírus


A Prefeitura Municipal de Santa Rita do Passa Quatro, alerta a população sobre as ações necessárias para enfrentar a Pandemia da Covid-19 (Coronavírus) em todo os seus departamentos e setores.
Todas as medidas tomadas são por tempo indeterminado, até que a situação se amenize.

SAÚDE O Departamento Municipal de Saúde orienta os pacientes da rede para que adiem consultas ou exames de rotina e procurem a Santa Casa ou as Unidades de Saúde (Postos) apenas em casos de urgência e emergência. É fundamental que as pessoas evitem o máximo possível as aglomerações, em qualquer circunstância. 

1 – Se você está em atendimento ambulatorial e seu retorno agendado puder ser remarcado, sem risco para o seu tratamento.

2 – Caso o seu retorno não possa ser desmarcado, ele será mantido sem prejuízo e com segurança.

3 – Para remarcar seu retorno, entre em contato com a unidade de saúde em que você está sendo atendido. 

4 – Em caso de sintomas sugestivos de coronavírus (febre, gripe forte e ter entrado em contato com pessoa com suspeita da doença), procure imediatamente o Pronto Atendimento da Santa Casa.

5 – Apenas procure o Pronto Socorro da Santa Casa em casos de URGÊNCIA e EMERGÊNCIA. 

6 – Todo procedimento eletivo (quando não há urgência), quando não houver prejuízo ao paciente, como algumas cirurgias, também serão adiados. 

7 – Todo agendamento de transporte para outras cidades poderá ser realizado através do telefone 3584-8247, não sendo mais obrigatório o comparecimento ao Departamento de Saúde.

EDUCAÇÃO O Departamento de Educação informa que as aulas nas EMEIs, EMEFs e atividades nas Creche serão suspensas a partir da próxima segunda-feira (23/3). A decisão segue orientação da Secretaria de Estado da Educação. 

De 16 a 20 de março (segunda a sexta-feira), as escolas municipais irão promover atividades de orientações conscientização. Também nesta semana não serão registradas faltas para o os alunos que forem a escola, por decisão da família.

PROMOÇÃO SOCIAL O Departamento Municipal de Promoção Social está suspendendo eventos e atividades com a Melhor Idade, nos CCIs (Centro de Convivência do Idoso), CRAS e CREAS. O Fundo Social de Solidariedade. Os cursos de capacitação do Fundo Social, no Centro Profissionalizante (antigo Sesi), também serão suspensos, acompanhando o calendário da Rede Municipal de Educação.

ESPORTES, CULTURA E TURISMO O Departamento Municipal de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo suspendeu TODOS os eventos culturais e esportivos programados para o mês de março. Estão suspensos o espetáculo teatral “Caravela da Ilusão”, que aconteceria neste sábado (21/3), o Programa Estância Sertaneja, programado para o próximo sábado (28/3) e os jogos do Campeonato Municipal de Futsal “Atílio Aparecido Juliati”, na Quadra Municipal Professor Oscar de Oliveira Alves.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE O Departamento Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, está suspendendo às atividades da Feira do Produtor na Praça do Rosário, aos sábados, e Praça Poeta Mario Mattoso (Estação) às quintas-feiras, à partir desse sábado (21/03).

TODAS AS INFORMAÇÕES SERÃO ATUALIZADAS CONFORME NOVAS AÇÕES FOREM TOMADAS.

A Prefeitura Municipal de Santa Rita do Passa Quatro também atualiza, através de sua página no Facebook, sobre as atualizações, incluindo casos de suspeitas em nossa cidade.