Delegado Responde - Orientações do atendimento na Delegacia durante a pandemia de coronavírus


JORNAL O SANTARRITENSE - Dr. Domingos, desde já agradecemos ao senhor pelas orientações transmitidas a respeito do atendimento pela Delegacia de Polícia frente à pandemia causada pelo novo coronavírus. Pelo que nos foi antecipado, existem outras orientações a serem passadas.

DR. DOMINGOS ANTONIO DE MATTOS - Sim. Temos orientações a serem passadas a todos os munícipes, mas gostaria também de narrar que existem fatos que foram registrados nesta semana, sendo uma violência doméstica e um flagrante de furto.

J.O.S. - Sobre a violência doméstica, o que o senhor poderia comentar?

DR. DOMINGOS - Sobre estes fatos, tais ocorreram no novo bairro desta cidade. Consta que a vítima compareceu na Delegacia de Polícia, noticiando um relacionamento conturbado com o agressor, informando que por este vinhasendo agredida e ofendida há quase um mês. Sobre os fatos, a vítima narrou que, no mês anterior, após uma discussão, o agressor lhe deu uma cotovelada no peito e um tapa no rosto, sendo que a vítima, após as agressões, tentou fugir do agressor, onde acabou caindo no chão. 

Na sequência, o agressor lhe puxou para dentro de casa, sendo que vizinhos ouviram e chamaram a polícia. Na ocasião, a vítima foi levada pelo SAMU até a Santa Casa, mas não registrou à época dos fatos nenhum registro policial, decidindo fazer nesta semana, onde narrou que vinha sofrendo, além de agressões físicas, violência moral e psicológica, o que motivou a vítima a também requerer as medidas protetivas a si asseguradas pela Lei Maria da Penha. Determinei a instauração de Inquérito para a cabal apuração dos fatos.

J.O.S. - Dr. Domingos, e quanto ao flagrante?

DR. DOMINGOS - Fato ocorrido em 25/03, em um supermercado situado no centro desta cidade. Neste caso, consta que uma funcionária do estabelecimento veio a constatar a subtração praticada pelo autor, sendo que efetuou as comunicações consoante no protocolo da empresa. O autor dos fatos foi abordado na saída do supermercado, sendo que este acabou fugindo do local, mas foi posteriormente abordado e consigo foram encontrados os bens subtraídos. Houve o arbitramento da fiança, a qual foi recolhida e o autor responderá o processo criminal em liberdade.

J.O.S. - Dr. Domingos, quais foram os bens subtraídos e qual foi a alegação do autor dos fatos?

DR. DOMINGOS - Uma pequena quantidade de queijo, cerca de 1,2 KG de carne de segunda e aparelho de barbear. O autor dos fatos alegou que, por não ter o dinheiro suficiente para as compras, decidiu praticar o furto.

J.O.S. - Dr. Domingos, quais seriam as novas orientações e o protocolo que está sendo observado na Delegacia de Polícia desta cidade?

DR. DOMINGOS - Como bem divulgado na mídia, há a necessidade de se evitar, ao máximo, aglomeração e até mesmo circulação de pessoas até que esta situação de emergência acabe. Nos casos de boletins de ocorrências, contávamos com a Delegacia Eletrônica, a qual possuía um rol de registros possíveis de elaboração via internet. 

Desejo esclarecer que este sistema é online, ou seja, após a finalização do Boletim de Ocorrência pela Delegacia Eletrônica, recebemos a informação deste registro. A partir de 25/03/2020, a Delegacia Eletrônica conta com um link para registro de QUALQUER TIPO DE OCORRÊNCIA. Os formulários são de fácil preenchimento. Pode haver alguma dificuldade, em razão do fluxo de acessos. Mas os boletins serão feitos nesta plataforma.

J.O.S. - E como é feito o acesso à página da Delegacia Eletrônica?

DR. DOMINGOS - O acesso é feito por qualquer computador conectado à Internet, através do endereço: https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br/ssp-de-cidadao/home. Assim, será exibida a seguinte página, onde deverá o interessado clicar em “COMUNICAR OCORRÊNCIA”:

Após, será exibida uma página, contendo os diversos itens para elaboração de Boletins de Ocorrência. Se, nos itens descritos não houver a necessidade do usuário, clicar em: “OUTRA OCORRÊNCIA”

Esclareço ainda que, eventuais dúvidas, estas poderão ser encaminhadas ao endereço eletronica@policiacivil.sp.gov.br ou em nosso e-mail institucional: dpm.staritapquatro@policiacivil.sp.gov.br