Dicas de como repor as energias pós-Carnaval


Consumir refeições com nutrientes bem variados e alimentos coloridos ajuda a recuperar as energias após a folia.

Após toda a exposição ao sol, sono irregular e má alimentação, o organismo acaba sentindo as consequências dos excessos praticados durante a época de Carnaval. “É um período intenso para os foliões, que ao final podem apresentar um quadro de fadiga muscular, bem como imunidade baixa. E, àqueles que exageraram no consumo de álcool, o bom funcionamento dos rins e fígado pode estar comprometido”, destaca a enfermeira e instrutora do Senac, Vanessa Aurea. E o que muita gente se pergunta é: como voltar à rotina?

É pensando nisso que a nutricionista do Serviço Social do Comércio (Sesc), Alana Fernandes, separou algumas dicas que podem auxiliar na recuperação do corpo e na readaptação à rotina:

Cuidar da hidratação: beber bastante água e suco de frutas para repor os líquidos perdidos;

Sono: dormir oito horas por noite, de preferência em ambiente escuro, o que auxilia na qualidade e profundidade do sono;

Cuidar da alimentação: consumir refeições com nutrientes bem variados e alimentos coloridos, como vegetais verdes; alimentos de cor amarela ou laranja, que são fontes de vitamina A; frutas vermelhas, como a maçã; e frutas cítricas, que são ricas em vitamina C. Além disso, consumir carboidratos complexos, que são os cereais e grãos integrais, como a farinha de linhaça, lentilha e grão de bico, que ajudam a repor a energia e aumentar a disposição.

“Esses três pontos são os principais para revitalizar o organismo de toda a diversão e desgaste do Carnaval. Por isso, seguir essas dicas vai ajudar a pessoa a voltar à rotina”, recomenda a nutricionista.

Fonte: G1