ZPP Meio Ambiente: Aproveite o verão cuidando do meio ambiente


Estamos no verão! Época em que as temperaturas se elevam e o calor predomina e requer cuidados com o meio ambiente. Aproveite o verão para reunir toda a família, amigos e refresque-se... Mas não se esqueça da consciência ambiental. Fique atento nas dicas para curtir o seu verão com responsabilidade:

Cuidado com o desperdício de água!

Essa dica vale para o ano todo, mas no verão é comum tomarmos mais banhos, afinal produzimos mais suor e também precisamos nos refrescar. Mas seja consciente! Evite banhos demorados e economize água. Ao tomar um banho de 15 minutos, você consome cerca de 150 litros d ́água. Tente economizar reduzindo o número de banhos ou diminuindo o tempo embaixo do chuveiro. Um banho frio também não é má ideia. Além de refrescante, ele economiza energia. Nesta época também é comum gastarmos mais água com faxinas, para isso a dica é utilizar água da chuva. Calçadas, áreas externas, peças de jardim e carros podem ser lavadas com água da chuva. Mas a dica que vale para o ano inteiro é: Feche a torneira e economize!

Utilize as sombras das árvores!

Quando o sol estiver forte e as crianças de férias, uma boa dica são as brincadeiras ao ar livre, principalmente embaixo de uma árvore. No verão e nas férias é mais fácil tirar as crianças de frente de televisores e computadores, então sugira uma brincadeira ou até mesmo um piquenique!

Cuide do ar-condicionado!

Em alguns dias do verão é praticamente impossível ficar em algum ambiente que não esteja climatizado. Mas tome alguns cuidados com seu aparelho de ar-condicionado. Certifique-se de que os filtros estão limpos, assim não ha- verá riscos para a saúde. Em dias de calor menos intenso, tente optar pelo ventilador, ele pode ser suficiente para refrescar o ambiente e também não consome tanta energia.

Atenção máxima com as queimadas!

Na época de calor os casos de queimadas aumentam e os Bombeiros atendem a altos números de chamadas quanto a este problema. Para evitar que as queimadas aconteçam, evite queimar lixo e folhas. Também não utilize fogo para fazer a limpeza de terrenos e roçadas. É importante também denunciar as queimadas ao Corpo de Bombeiros.

E é bom nos prevenirmos, afinal o verão 2014/2015 será extremamente quente, com temperaturas bastante elevadas. A Organização das Nações Unidas (ONU) já emitiu um alerta de que este ano está sendo o mais quente da história. As causas são as elevadas temperaturas nas superfícies dos oceanos, que fazem a média mundial de temperatura ser a maior já registrada. A entidade cita a seca em São Paulo como um exemplo de problema que as grandes cidades poderão começar a sofrer com mais intensidade diante das mudanças climáticas.

Aproveite o verão e plante árvores! Elas além de refrescar com suas sombras, ainda contribuem com o equilíbrio ambiental. Lembre-se: Ambiente equilibrado, clima equilibrado!