Santa Casa inova com pulseira de Identificação


A Santa Casa de Santa Rita do Passa Quatro começa o ano de 2020 com novidade, promovendo a implantação de iniciativas voltadas à segurança do paciente, a partir de agora todos os usuários do serviço terão que usar uma pulseira impermeável, capaz de identificar corretamente a pessoa para a qual se destina o serviço.

Essa medida faz parte do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), e a identificação acontece no momento da admissão (internação clínica, cirúrgica, pediátrica), por meio de pulseira com verificação prévia das informações contidas no documento do usuário, assim o paciente estará seguro, independente do processo de cuidado a que ele está submetido.

“Essa ação faz parte das diversas etapas de segurança em nossa instituição, é mais um desafio da nossa gestão, representando ainda mais segurança para o paciente e facilidade para os profissionais”, disse o Diretor Administrativo Rafael Vinicius Romantini.

Com as melhorias da Diretoria Administrativa, quando um paciente chega para atendimento na Santa Casa de Santa Rita do Passa Quatro, é realizado o acolhimento pela equipe de enfermagem, definindo a ordem de atendimento e o tempo de espera de cada paciente, pelo fato deles geralmente terem problemas de saúde de diferente gravidade, que podem às vezes exigir tratamento imediato, e agora os pacientes recebem uma etiqueta afixada na roupa, em local visível, organizando o processo de atendimento e garantindo a sua segurança.

Também os acompanhantes e visitantes serão identificados, as pulseiras são colocadas no momento em que a pessoa passa pela recepção do hospital e adentra suas instalações internas, contendo informações sobre a pessoa, o local aonde ela irá.

A conscientização dos pacientes sobre a importância de se manter com a pulseira durante todo o período de internação é fundamental, a identificação correta reduz as chances de erros, diminuindo significativamente os riscos, pois cada pulseira apresenta código de barras utilizado para identificação do paciente antes de cada ação assistencial, que será verificado no Prontuário Eletrônico, esse investimento mostra o trabalho sério de uma nova gestão, que busca qualidade e melhoria dos serviços prestados.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Santa Casa