Alistamento Militar 2020 pode ser feito pela Internet


Os jovens brasileiros do sexo masculino que nasceram no ano de 2002 (ou anos anteriores, que ainda não tenham se alistado) devem realizar o alistamento militar. É obrigatório, conforme a Lei Federal no 4.735 de 17 de agosto de 1964.

Os cidadãos têm até o dia 30 de junho para fazer o alistamento. Para isso, podem acessar o endereço eletrônico www.alistamento.eb.mil.br ou comparecer pessoalmente à Junta de Alistamento Militar de Santa Rita do Passa Quatro, situada à Rua Duque de Caxias, n° 614, Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13 horas. Também é possível fazer o alistamento por meio do aplicativo Exército Brasileiro, disponível para Android e iOS.

São necessários certidão de nascimento, um documento oficial com foto, comprovante de residência e CPF. Para pessoas com deficiência, também é necessário apresentar parecer médico sobre a deficiência (onde deve constar o CRM do médico).

Os jovens que não se alistarem no prazo estarão em débito com o serviço militar, ficando impedidos de prestar concurso público, tirar passaporte e outros documentos, ser matriculado em universidade, entre outras dificuldades, como multa de aproximadamente R$ 4,50, que é corrigida trimestralmente pelo IPCA-E (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial) e impossibilidade de retirar prêmios de loterias e restituições de imposto de renda, por exemplo.

“O Serviço Militar é o triunfo completo da democracia, o nivelamento das classes, a escola da ordem, da disciplina, da coesão, o laboratório da dignidade e o patriotismo.” – Olavo Bilac