Mutirão de combate ao Aedes Aegypti recolhe 47 toneladas de lixo


A equipe de Controle de Vetores, do Departamento Municipal de Saúde recolheu um total de 49 toneladas de materiais de prováveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, durante mutirão promovi- do em quatro bairros de Santa Rita do Passa Quatro, no último dia 14/12, sábado.

Com apoio do Departamento de Meio Ambiente e Departamento de Serviços Municipais (DSM), o mutirão percorreu os bairros Jardim Bela Vista, Parque Lagoinha, Jardim Lagoinha e Vila Norte, realizando mais um trabalho de combate a proliferação do mosquito transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya.

Ao todo foram sete caminhões de material recolhido como pneus velhos, sacos, latas, lonas, vasos sanitários, entre outros. Em seis locais foram identificadas a presença de larvas do mosquito. O trabalho também contou com auxílio de mais dois veículos menores, com a participação de 34 pessoas.

O trabalho começou com orientação para que a população colabore, separando todo mate- rial que não esteja sendo usado e que possa servir de criadouro para o mosquito, como latas, potes, garrafas, plásticos, pneus, vasos de plantas, vasos sanitários, lonas, entre outros, para que sejam recolhidos pela equipe.

O material recolhido foi encaminhado para o Aterro Sanitário Municipal, onde será separado entre recicláveis ou não, para receber a destinação correta.

A ação fez parte da 5a edição do Mutirão de Combate ao Aedes Aegypti da EPTV Central, afiliada da TV Globo, com objetivo é conscientizar moradores sobre a importância de acabar com o Aedes Aegypti.