Delegado Responde - Mutirão para RG e homicídio na cidade


JORNAL O SANTARRITENSE - Dr. Domingos, esta semana registramos a realização de mais um mutirão para expedição de RG, o qual foi um sucesso mas, infelizmente tivemos o registro de um homicídio em nossa cidade. O que o senhor poderia falar sobre tais fatos?

DR. DOMINGOS ANTONIPO DE MATTOS - Nesta semana, além destes fatos, tivemos o registro de um flagrante de embriaguez ao volante e de um roubo ocorrido em uma instituição de ensino do município.

J.O.S. - Então, o senhor poderia comentar a respeito deste flagrante?

DR. DOMINGOS - O flagrante ocorreu no último dia 10/12, em uma rua do bairro Jardim Boa Vista, nesta cidade. Policiais Militares foram acionados para o atendimento de um acidente de trânsito, onde o condutor de um veículo Fiat Uno, após perder o controle sobre o veículo, colidiu com um veículo Fiat Palio.

Os Policiais Militares, ao chegarem no local, constataram que o condutor do veículo causador do acidente, sequer conseguia ficar em pé, apresentando forte odor etílico no hálito. Para tanto, houve a condução deste à Santa Casa desta cidade onde o médico plantonista atestou seu estado de embriaguez e, em seguida foi conduzido ao Plantão de Porto Ferreira onde o auto flagrancial foi lavrado.

No plantão a Autoridade Policial arbitrou fiança no valor de R$ 5.000,00 a qual não foi exibida, sendo o autuado conduzido ao cárcere. Em sede de audiência de custódia, foi arbitrada pelo Juiz de Direito fiança no valor de R$ 1.000,00 e a expedição de Alvará de Soltura. O autuado responderá o processo em liberdade.

J.O.S. - E quanto ao roubo em estabelecimento de ensino desta cidade?

DR. DOMINGOS - Este fato, ocorrido na madrugada do dia 15/12, ocorreu em um estabelecimento de ensino deste município. Consta que o vigia do local, após ouvir um barulho vindo do interior da escola, foi verificar o que ocorria, onde acabou surpreendendo dois indivíduos, os quais avançaram contra este vigilante, derrubaram-no ao chão, e passaram a agredi-lo com chutes e socos.

Neste fato, foi subtraído um ventilador, um computador, além de vários gêneros alimentícios destinados aos estudantes que ali frequentam. No dia seguinte aos fatos, houve a devolução do computador, o qual ali foi levado por um indivíduo, já identificado, sendo o Inquérito Policial instaurado para a responsabilização criminal dos envolvidos.

J.O.S. - Sobre o homicídio, o que o senhor pode nos informar?

DR. DOMINGOS - Na noite de 12/12, por volta das 20:15 horas, a vítima se dirigia a sua casa, com seu veículo, sendo que, como passageiros estavam sua mãe e sua filha de 8 anos de idade. Ao descer do veículo, uma motocicleta ocupada por dois indivíduos se aproximou rapidamente, onde um de seus ocupantes, efetuou disparos de arma de fogo contra a vítima.

Atingido, a vítima conseguiu correr poucos metros, mas logo caiu no chão. O SAMU foi acionado para a prestação de socorro mas a vítima, atingida por um disparo, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. De imediato, determinei o comparecimento de uma equipe de Policiais Civis desta Unidade os quais já iniciaram os procedimentos investigatórios preliminares. Já determinei a instauração de Inquérito Policial e as investigações prosseguem, sob sigilo, visando a apuração dos fatos a responsabilização dos autores do crime.

J.O.S. - E sobre o mutirão do RG, o que o senhor poderia nos informar?

DR. DOMINGOS - Mais uma vez, com o apoio desta Delegacia de Polícia, do Serviço de Identificação Móvel do IIRGD e da Prefeitura Municipal, foi realizado nos dias 12, 13 e 14 de dezembro mais um mutirão para expedição de 1a vias de RGs para menores de 18 anos e 2a vias para todas as idades. O evento, desta vez realizado no anfiteatro Governador Mario Covas, em atendimento às críticas construtivas efetuadas pela população, possibilitou o atendimento de 350 pessoas.

Saliento que, nesta prestação de serviço, também foram atendidas pessoas acamadas, cuja coleta era feita à domicílio. Nestes dois mutirões foram atendidos aproximadamente 700 pessoas, ou seja 87,5% da demanda anual quando do Posto de Identificação em atividade.

J.O.S. - Existe a previsão da realização de um novo mutirão?

DR. DOMINGOS - Para 2020, estamos planejando um novo evento para a primeira quinzena do mês de fevereiro.

J.O.S. - E quanto aos RGs expedidos, onde os interessados poderão retirá-los?

DR. DOMINGOS - Os RGs deverão ser retirados nesta Delegacia de Polícia, no horário compreendido das 08:00 as 18:00 horas. Para tanto é necessária a apresentação do protocolo. Já recebemos vários documentos, os quais já começaram a ser entregues e, nos próximos dias, estaremos recebendo os demais documentos.