Mostra Dandara comemora Dia da Consciência Negra em Santa Rita


Uma programação especial de uma semana irá comemorar o Dia da Consciência Negra em Santa Rita do Passa Quatro. Com apoio do Departamento de Turismo e Cultura, da Prefeitura Municipal, o Coletivo Negro Santarritense irá promover, Mostra Dandara. A 1a Mostra Cultural Negra de Santa Rita acontece de 17 a 22 de novembro, abordando diversos temas (confira a programação), na Praça Poeta Mario Mattoso (Estação) e Pavilhão Cultural, com manifestações artísticas e culturais.

O evento acontece na semana em quem que se comemora o “Dia Nacional da Consciência Negra” (20 de novembro). Criada em 2003, a data é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista.

O Dia da Consciência Negra é considerado importante no reconhecimento dos descendentes africanos e da construção da sociedade brasileira. Dentre outras, a data sucinta questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira, assim como a promoção de fóruns, debates e outras atividades que valorizam a cultura africana.

Confira a programação e os temas abordados:

Domingo, (17/11) – “Negritude e Representatividade”, às 14 horas, na Praça da Estação.

Segunda-feira (18/11) – “Famílias Negras”, às 19 horas, no Pavilhão Cultural.

Terça-feira (19/11) – “Empreendedorismo Negro e Afro Consumo”, às 19 horas, no Pavilhão Cultural.

Quarta-feira (20/11) – “Conscientize-se: Racismo Estrutural e Institucionalizado”, às 19 horas, no Pavilhão Cultural.

Quinta-feira (21/11) – “Estética Negra: Ame Os Seus Traços”, às 19 horas, no Pavilhão Cultural.

Sexta-feira (22/11) – “Mulher Negra: Força, Beleza e Resistência”, às 19 horas, na Praça da Estação.