Delegado Responde - Caso de feminicídio, violência doméstica e flagrante de furto


JORNAL O SANTARRITENSE - Dr. Domingos soubemos que nesta semana, um caso de feminicídio tentado foi registrado em nossa cidade. Além disto, outro caso de violência doméstica e um flagrante de furto, flagrado por câmeras de vigilância, foi registrado em nossa cidade. Sobre estes fatos, o que o senhor poderia comentar?

DR. DOMINGOS ANTONIO DE MATTOS - Fato preocupante registrado conquanto ao feminicídio tentado. Acabamos por ver a exacerbação da violência em nossa comunidade, como mostra de quanto necessita de evolução nossa sociedade.

J.O.S. - Sobre este feminicídio tentado, o que o senhor poderia nos falar?

DR. DOMINGOS - Este lastimável fato ocorreu no último dia 12/11/2019, onde o agressor, ex-marido da vítima, ocupando um veículo, de cor prata, passou a acompanhá-la e, encontrando-a, começou a ameaçá-la de morte. Sua ex-mulher, na ocasião, se fazia acompanhar por uma amiga, sendo que o agressor, a todo instante, proferindo ameaças, as acompanhava no trajeto.

Em determinado momento, quando atravessavam a rua, o agressor acelerou o carro que conduzia, atingindo as vítimas e derrubando-as ao solo. Após este fato, a ex-mulher do agressor conseguiu se levantar e, tentando se proteger saindo do local, novamente foi atropelada por seu ex-marido. 

Estando caída no chão, o agressor, ainda, desceu do veículo e, na posse de uma barra de ferro pontiaguda, agrediu a ex-mulher com vários golpes. Após isto, acabou fugindo do local, haja vista a quantidade de pessoas que teriam visto toda a ação praticada.

J.O.S. - E como estão as vítimas deste horrível fato?

DR. DOMINGOS - A amiga da ex-mulher do agressor foi socorrida na Santa Casa desta cidade, onde foram constatadas várias escoriações em seu corpo. Quanto à ex-mulher do agressor, esta teve a constatação de fraturas em seus pulsos e na órbita ocular direita, sendo então transferida à Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto para os devidos atendimentos.

J.O.S. - E quais foram os procedimentos adotados?

DR. DOMINGOS - De imediato, determinei a instauração de Inquérito Policial para a apuração de Feminicídio Tentado, sendo que serão adotadas todas as providências necessárias para a responsabilização do agente deste bárbaro crime.

J.O.S. - E, não obstante a este fato, outro crime de violência doméstica também foi registrado?

DR. DOMINGOS - Infelizmente, mais um caso foi registrado, desta feita, de filho contra mãe. O agressor já se encontrava preso em razão de crime de mesma natureza contra sua genitora. Colocado em liberdade, este acabou retornando para casa e sendo acolhido por sua mãe. Porém, há também a dependência de drogas que o autor sofre e, por conta do vício, acaba mantendo comportamento agressivo em relação a sua mãe. 

No último dia 05/11, a vítima compareceu na delegacia, relatando que seu filho, após a saída do cárcere, passou a lhe ameaçar de agressões físicas, ofendê-la moralmente, danificar itens do interior da moradia, além de afetá-la psicologicamente. A vítima tentou a internação compulsória de seu filho, mas não conseguiu êxito, sendo que, por não suportar mais a situação, compareceu na Delegacia de Polícia para registro dos fatos e pedido de providências.

J.O.S. - E quais foram as determinações?

DR. DOMINGOS - Além do encaminhamento de medidas protetivas, também houve a instauração de Inquérito Policial para a apuração dos fatos e responsabilização criminal do agressor.

J.O.S. - Dr. Domingos há algum fato sobre a desaparecida Natalia?

DR. DOMINGOS - Há inquérito policial instaurado e inúmeras diligências foram deter- minadas. Não podemos, ainda neste momento, divulgar o que vem sendo realizado por expressa vedação legal. Mas garanto que não estão sendo medidos esforços para a elucidação destes fatos. Concluídas as investigações, passaremos as reais informações sobre o caso neste jornal.

J.O.S. - Obtivemos a informação sobre um flagrante de furto de bicicleta onde foi possível a identificação dos autores pela colaboração de terceiros. Poderia comentar sobre os fatos? 

DR. DOMINGOS - Na manhã do dia 13/11, um morador do Jardim Coronel Victor Meirelles, constatou a subtração de sua bicicleta, sendo que, a ação foi flagrada por um cidadão, o qual, através de fotografias, registrou a ação criminosa. Tais informações, passadas a Policiais Militares, estes rapidamente identificaram os autores, já conhecidos como autores de crimes de furtos, os quais foram abordados. 

Nesta abordagem, mesmo sem a bicicleta, com estes foram encontrados valores em dinheiro, os quais acabaram confessando tratar de lucro aferido com a venda do bem subtraído. Ambos foram autuados em flagrante e serão apresentados para audiência de custódia.

J.O.S. - Soubemos também sobre a realização de um mutirão para expedição de RGs nos próximos dias. Poderia comentar sobre o assunto?

DR. DOMINGOS - Trata-se de um mutirão, para amenizar os problemas desta cidade quanto à expedição de RGs. Esta ação conta com uma iniciativa conjunta por parte do Prefeito Dr. Leandro com este Delegado de Polícia. Diante desta iniciativa, foi contatado o Setor de Identificação Móvel do IIRGD, visando uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Santa Rita do Passa Quatro e a Polícia Civil do Estado de São Paulo para a expedição de carteiras de identidades neste município.

J.O.S. - O senhor poderia falar sobre datas e procedimentos?

DR. DOMINGOS - Este mutirão conjunto entre a Prefeitura Municipal e a Polícia Civil será realizado nos dias 22 e 23/11 na sede do Departamento de Promoção e Assistência Social, situado na Praça Mario Mattoso, nesta cidade. Será realizado no período das 09: 00 às 15:00 horas, sendo necessário a retirada de senhas no período entre 08:00 às 09:00 horas do dia da realização. 

Serão atendidas as demandas para: atualização (2a via) e 1a via para MENORES DE 18 ANOS. As redes sociais, os canais da Prefeitura Municipal e as emissoras de rádio irão divulgar amplamente todas os documentos e procedimentos necessários para o atendimento do cidadão santarritense para a expedição de RG nos termos acima informados.