Vacinação antirrábica na cidade acontece no próximo dia 27 de outubro


No próximo dia 27 de outubro, domingo, acontece a campanha de vacinação antirrábica na área urbana em Santa Rita do Passa Quatro. Promovida pelo Serviço de Controle de Zoonoses, do Departamento de Saúde da Prefeitura Municipal, a campanha para cães e gatos acontece das 9h às 16 horas, e diversos pontos espalhados pela cidade.

A ação acontece em parceria com o curso de Medicina Veterinária da Universidade Brasil, de Descalvado. As vacinas são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde (MS) e a expectativa é de que cerca de 7 mil animais sejam vacinados no município em toda campanha.

Os postos de vacinação na cidade serão: CCI VilaKennedy, Praça do Rosá-rio, Cemitério, Botafogo (em frente ao Asilo), Jardim 22 de Maio (praça), Bonanza (quiosque próximo a pista de skate), Jd. Nova Santa Rita (em frente ao escritório), Jd. Boa Vista (em frente ao CAIC), Praça dos Operá- rios, Praça Prof. Lauro Costa (EMEF Madre Carmelita), Parque São Paulo (em frente ao CAIS-das 9h às 12h) e Jd. Planalto (praça - das 13h às16h) e Santa Cruz da Estrela (praça central).

É importante que os cães sejam levados com coleira e os gatos em sacos ou caixas, para evitar fugas ou acidentes. A vacina é gratuita e deve ser aplicada anualmente em animais acima de três meses de idade. Todas as seringas e agulhas são descartáveis.

O cartaz de divulgação da campanha de 2019 foi criado com a ilustração da estudante Giovana de Fátima Fernandes Crispim, do 5o ano da EMEF Francisco Ribeiro. A estudante venceu um concurso promovido entre alunos de 1o a 5o ano.

RAIVA A raiva é uma doença transmissível entre animais e também do animal para o ser humano. Ela é caracterizada pelo contágio direto, ou seja, por meio de mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou morcegos infectados. Segundo o Centro de Controle de Zoonoses, desde 1981 não há registro de casos de transmissão da doença a seres humanos por cães ou gatos.