Santa Rita é líder na região em geração de empregos


Assunto recorrente na imprensa nacional e porque não dizer nas conversas informais, a geração de emprego tem sido uma temática constantemente abordada em diversos aspectos. De modo nacional, o assunto está diretamente ligado a conjuntura macroeconômica ou seja, ligado a avaliação dos indicadores econômicos do país.

Com aproximadamente 13 milhões de desempregados, o Brasil atravessa seu pior momento neste aspecto, embora a pauta econômica do governo federal avance em alguns aspectos com a aprovação da reforma da previdência e a redução da taxa de juros, a economia vem respondendo muito lentamente no que diz respeito ao crescimento econômico por decorrência a geração e criação de postos de emprego.

Muito embora este cenário por ventura deixa em nós a sensação de que estamos em uma situação difícil, os dados apresentados pelo CAGED do Ministério do Trabalho e Emprego do Governo Federal apontam Santa Rita do Passa Quatro como cidade destaque no saldo de geração de emprego no ano de 2019 (de janeiro a agosto).


Outro dado que colocou Santa Rita em situação de destaque foi no saldo de postos de empregos levando em conta os dados acumulados desde janeiro de 2014 até agosto de 2019. Percebemos ao analisarmos os dados acumulados, que o município de Santa Rita do Passa Quatro, assim como os demais, teve nos anos de 2014 e 2015, auge da crise econômica, um desempenho negativo, ou seja mais demissões que admissões.

Situação que foi recuperada como vemos abaixo, a partir do ano 2016, período em que iniciou uma sequência de resultados positivos que propiciou a consolidação dos dados acumulados onde coloca o município também em destaque, frente aos municípios da nossa região.


Acompanhe agora o comparativo entre Santa Rita e as cidades de nossa região.


Podemos destacar que os números positivos de Santa Rita são decorrentes da sinergia entre o poder público local que vem desenvolvendo uma administração com responsabilidade fiscal e busca de alternativas econômicas viáveis e contemporâneas, mantendo no município um ambiente politico estável e harmônico, aliado ao empreendedorismo e esforço dos empresário e comerciantes locais que vem buscando mesmo diante da lenta recuperação econômica brasileira, se reinventar e modernizar suas atividades.