Santa Rita volta a receber oficinas culturais em outubro


O mês de outubro volta com tudo em Santa Rita do Passa Quatro, com mas oficinas culturais promovidas pelo Departamento de Cultura,Prefeitura Municipal, e Secretaria de Estado da Cultura, através do MIS (Museu da Imagem e do Som), Oficinas Culturais, Poiesis.

A Oficina Cultural “Histórias e Canções: A Confecção de Brinquedos e InstrumentosMusicais”, com FernandaMunhão, acontece nos dias 8 e 9 de outubro (terça e quarta-feira), das 18h às 22 horas, no Pavilhão Cultural Dr. Eduardo Louzada Rocha.

Destinada a educadores e amantes da arte, a oficina permite mergulhar na cultura popular através da confecção de brinquedos e instrumentos musicais com material reciclado. Durante o processo, serádestacado a importância do brincar no universo infantil, as diferentes brincadeiras em várias partes do mundo, além da ampliação de repertório de brincadeiras cantadas, histó-rias, parlendas e trava-línguas.

Fernanda Munhão é graduada em jornalismo, letras, pedagogia e especialista em literatura e “contação” dehistórias, ensino e uso estratégico das tecnologias em informação. Atuou durante 17 anosemsalaeaulaehojeé professora de pós-graduaçãona arte de contar histórias. É escritora e contadora de histórias, atuando em todo o País. Participou como convidada dos festivais de narração oral em Porto-Portugal e Almirante Brown (Argentina).

Pela internet, as inscriçõesforam abertas estas semana e 30 vagas disponíveis já foram preenchidas no primeiro dia, com cerca de 10 pessoas já na lista de espera.

DUBLAGEM Com data ainda a ser definida, a Oficina Livre de Dublagem, com Ítalo Yuri, irá abordar assuntos como:quem está por trás das vozes dos personagens? Como são realizadas essas dublagens?

A atividade é mais uma parceria o programa Pontos MIS e irá explorar, de maneira descontraída, a arte de dublar cenas e personagens. Primeiro serão analisados os diversos empregos dessa técnica na TV e no Cinema, a história da dublagem e sua evolução.Em seguida os participantes interpretarão sequências, inserindo nelas suas vozes e criando efeitos sonoros, usando recursos digitais.

Serão apresentadas práticas vocais,captação de áudio, edição de áudio e vídeo e sincronizaçãode som e imagem. Para issoserão aplicadas soluções de baixíssimo orçamento e o uso de programas gratuitos.

O ministrante da atividadeserá Ítalo Yuri que já realizou trabalhos na área da cultura, televisão e cinema, como gestor de conteúdo audiovisual,arte educador, cinegrafista, assistente de câmera e editor.Ele é formado em Rádio e TV e é técnico em processos fonográficos, além de grande admirador do cinema de animação e filmes trash.

As datas da oficina e das inscrições serão divulgadas em breve.