Santa Rita do Passa Quatro se mantém no Novo Mapa Turístico Brasileiro


Mais uma vitória para o setor de turismo de Santa Rita do Passa Quatro. O Ministério do Turismo (MTur) divulgou na última segunda-feira (26/8), noDiário Oficial da União (DOU),o novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021 a estância santa-ritense está entre os 2.694 municípios e 333 regiões turísticas do país que foram validadas e incluídas na atualização da plataforma.

Santa Rita já estava na edição anterior do mapa, de 2017, e se mantém na lista graças ao trabalho realizado nos últimos anos, pelo governo municipal do prefeito Leandro Luciano dos Santos, com investimentos em infraestrutura turística, com recursos no Dadetur (Departamento de Desenvolvimento e Apoio às Estâncias Turísticas), da Secretaria de Estado de Turismo de São Paulo; participação efetiva na Aprecesp (Associação das Estâncias), com cadeira na diretoria nos últimos três anos, incluindo a presidência do prefeito em 2019; atuação do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), como representante da população; elaboração do Plano Municipal de Turismo; participação também efetiva na Região Turística Histórias e Vales, pelo desenvolvimento do turismo regional.

Para permanecer no mapa, o município atendeu aos novos critérios, compromissos e recomendações estabelecidas pelo Ministério do Turismo, entre elas a obrigação de participação em instância de governança e em Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).

Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a integração destes locais no novo Mapa do Turismo é fundamental para que o MTur possa direcionar ações que desenvolvam o setor em cada região.

Entre os benefícios do Mapa do Turismo estão a categorização dos municípios turísticos, que vai de “A” a “E”.Essa classificação é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais. Além disso, ele subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística. Santa Rita está na Categoria D.

Os dados dos municípios foram encaminhados ao MTur, entre abril e junho, pelos governos estaduais, municipais e governanças regionais, através do cadastro no Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo.

O novo Mapa do Turismo está disponível para consulta no site www.mapa.turismo.gov.br e conta ainda com a emissão de certificado digital para os municípios que o compõem. A certificação é uma maneira de comprovar que o município está inserido no Mapa e faz parte do rol de 2.694 destinos brasileiros que trabalham o turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda.