Primavera está chegando - cuide de sua saúde


Terá inicio no dia 23 aestação das flores: a primavera. Mas enquanto alguns comemoram as novas cores da paisagem, outros sentem no corpo as alterações da natureza.

- O pólen das flores disperso no ar aumenta as chances de crises alérgicas, que podem ser leves ou mais graves. Por isso é melhor evitar plantas com flores dentro de casa — diz Alberto Chebabo, infectologista do Lâmina Medicina Diagnóstica.

O aumento de substâncias irritantes no ar também provoca outro problema: a conjuntivite — inflamação na membrana que reveste o globo ocular. Entre as crianças, a varicela (catapora) é a campeã de casos nos meses de setembro a novembro.

- A criança fica doente naescola e acaba levando para casa o vírus. Como muitos adultos não tiveram a cata- pora na infância, acabamficando doentes. Nesse caso, a doença fica mais grave: abaixa a imunidade e aumenta os riscos de agravamentos — alerta o especialista.

Pouco conhecida, a escarlatina também tem seu ápice durante a estação das flores. A doença, causada por uma bactéria (a mesma das infecções de garganta) provoca o aumento das papilas gustativas da língua (aspecto de framboesa), manchas vermelhas pelo corpo e febre.

SAIBA PREVENIR

Cuide do ambiente:
- Evite tapetes, forre a cama, os sofás e as cadeiras, limpe os móveis com pano úmido. Esse controle diminui o risco de alergias respiratórias.
- Redobre a higiene
- Lave as mãos várias vezes ao dia e evite compartilhar utensílios. Assim, você curteas flores sem ficar de cama com uma doença infecciosa.

Fique em casa Está com febre? Manchas vermelhas na pele? Fique em casa. O convívio na escola ou no trabalho aumenta a disseminação do vírus ou bactéria causadores.

Fonte: Jornal Extra