Eleições Conselho Tutelar 2019: A importância do voto


A votação para a escolha dos conselheiros tutelares que atuarão entre 2020 e 2023 será no dia 6 de outubro de 2019, no horário compreendido entre 8 (oito) horas e 17 (dezessete) horas. Poderão votar os cidadãos em pleno gozo de seus direitos políticos.

No dia da votação, é preciso levar o Título de Eleitor e documento de identidade original com foto ou e- título. Na ausência do Título de Eleitor, somente será permitido o voto se, localizado o nome do eleitor no caderno de votação, o eleitor apresentar documento oficial de identidade com foto e conheça previamente a zona e a seção correspondente.

Os conselheiros trabalham em contato direto com a comunidade, prestando atendimento a crianças, adolescentes, pais e responsáveis, e devem conhecer a realidade do local onde atuam. Por isso, é a própria população que deve escolher os conselheiros de sua cidade, segundo determinação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Além disso, é preciso destacar que a proteção da criança e do adolescente é um dever de todos: família, Estado e sociedade. Apesar de o voto ser facultativo, é fundamental que a população participe e escolha as pessoas de suaconfiança que serão encarregadas de zelar pelos direitos das crianças e adolescentes do local onde vivem.

A mobilização da comunidade é fundamental para que o processo de escolha dos conselheiros tutelares ocorra da forma efetiva e com maior legitimidade possível. Quanto maior o número de eleitores participando da votação, maior será a legitimidade de atuação do conselheiro.