Pensando bem: Como entender o mundo em que vivemos


As redes sociais transformaram nosso mundo! Pais e filhos estão perdendo sua conexão. Leis estão sendo criadas em beneficio do mal, do crime, da imoralidade econtrárias a família.

Na indústria do entretenimento é difícil encontrar um filme, uma série ou game que não tenha conteúdo ocultista, imoral ou violento. Vários livros tem sido escritos contestando a existência de Deus ou debochando dos que acreditam nEle. Crescem os movimentos antissemitas e de perseguição a cristãos, mesmo em meio aos apelos antirracistas e pela tolerância religiosa.

O mundo encontra-se em total instabilidade. Esperava-se um tempo de paz e prosperidade pós guerra fria, mas o que vemos são milhões de refugiados, expansão do islamismo, instabilidade econômica e crise política.

O mundo está em convulsão social e espiritual devido ao fato de ter se afastado de Deus: seus ensinamentos e sua Palavra. “Tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos (Rm 1:21,22).

O mundo encontra-se num processo de secularização, ou seja: uma mentalidade que diz acreditar em Deus, mas dispensa sua Pessoa. Ao exaltar a ciência e o conhecimento tecnológico em detrimento dos valores divinos, o ser humano se coloca no lugar de Deus e isso é fatal para o futuro da humanidade.

O que fazer? Pense bem: você não é apenas um complexo de ossos, carne e nervos. Você é uma alma imortal, que recebeu vida da parte de Deus e o Senhor tem um propósito para sua existência. Entenda que o mundo é um sistema fundamentado na vaidade humana e na competição. Entenda que todo o que quiser conhecer a Deus e viver para Ele enfrentará fortíssima oposição deste mesmo sistema opressor de orgulho próprio e prazeres efêmeros.

Entenda que Deus enviou Jesus Cristo, para dentro deste sistema, porém sem pecado e que Ele se tornou nosso Único e Suficiente Salvador. Jesus se opôs totalmente a esse sistema, sendo morto na cruz, mas vencendo ao terceiro dia, ressuscitando dentre os mortos. Entenda que é necessário não somente conhecê-lo, mas reconhecê-lo por aquilo que Ele é: Deus Conosco!

Pensando bem, a chave para o entendimento do mundo ao nosso redor, não se encontra na filosofia, ou na psicologia, na política, na antropologia ou qualquer outro ramo da ciência. Jesus é “a luz verdadeira que veio ao mundo e ilumina todas as pessoas” (João 1:9). Ele mesmo disse:“ - Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida” (João 8:12).

Sérgio Marcos Pr.