Delegado Responde - apreensão de drogas, furto de tratores e adulteração de odômetro de automóvel


JORNAL O SANTARRITENSE - Dr. Domingos, ao que soubemos, uma semana com apreensões de drogas, furto e roubo de tratores e até um caso de adulteração de odômetro de automóvel foram os destaques deste período. Poderia comentar estes casos?

DR. DOMINGOS ANTONIO DE MATTOS - Sim. Esta semana houve grande movimentação em nossas atividades.

J.O.S. – Em relação às apreensões de droga, o que o senhor pode nos informar?

DR. DOMINGOS - Durante esta semana, um flagrante de tráfico foi registrado no Plantão de Porto Ferreira, fato este ocorrido em nossa cidade. Consta que Policiais Militares desta cidade, em patrulhamento pela Vila Kennedy, avistaram uma movimentação estranha em uma residência, bem como duas pessoas que, ao avistarem a viatura, entraram correndo para o interior da morada. 

Com a entrada franqueada, os policiais militares encontraram no quarto do suspeito, 20 “pinos” de cocaína. Em relação ao suspeito, existiam denúncias acerca da prática da traficância. Levado ao Plantão de Porto Ferreira, foi autuado em flagrante pelo crime de tráfico de drogas e, em audiência de custódia, foi mantida a sua prisão.

J.O.S. – Ocorreram outras apreensões de droga?

DR. DOMINGOS - Sim. Em uma delas, ocorrida na zona rural desta cidade, Policiais Militares receberam uma denúncia da prática de tráfico em um sítio. No local, houve a apreensão de pequenas quantidades de maconha e de cocaína, porém, foram encontradas várias sementes, além de 63 arbustos, todos estes semelhantes à planta “cannabis sativa”. 

Estes materiais foram apreendidos e encaminhados ao Instituto de Criminalística para a devida constatação. Além deste fato, ocorreu a apreensão de uma motocicleta que, após levantamento pela numeração do motor, constatou ser produto de roubo. Os fatos serão devidamente investigados através de Inquérito Policial.

J.O.S. – Soubemos também de jovens abordados que se dirigiam a uma festa “rave”. Procede esta informação?

DR. DOMINGOS - Sim, procede. Policiais Rodoviários efetuaram a abordagem de um veículo, ocupado 04 rapazes e uma moça. Em revista pessoal, com todos os envolvidos foram encontradas drogas diversas, porém em pequenas quantidades. Ocorreu a apreensão de maconha, haxixe, ecstasy, LSD e cocaína. 

Em sede de investigações preliminares, todos seriam usuários e estavam com esta droga porque participariam de uma festa, denominada “rave”, no município de Altinópolis/SP. Após a formalização da oitiva dos envolvidos, estes foram liberados e responderão pela prática do crime de porte de drogas.

J.O.S. – O senhor também falou acerca de furto e roubo de tratores. Poderia falar a respeito?

DR. DOMINGOS - Dois fatos ocorridos nesta semana, culminaram com a subtração de 03 máquinas. No primeiro caso registrado, não houve violência praticada contra pessoa, sendo as máquinas subtraídas do galpão onde se encontravam. No segundo caso, o funcionário da propriedade com sua família foi subjugado por dois indivíduos armados os quais, após trancarem as vítimas em um cômodo da casa, subtraíram as máquinas agrícolas. O setor de investigações já está empenhado no esclarecimento destes crimes.

J.O.S. – O senhor também falou sobre a elaboração de boletim de ocorrência em razão de adulteração de odômetro de automóvel. Poderia falar sobre este assunto?

DR. DOMINGOS - Trata-se de fato ocorrido em um estacionamento de veículos do município de São Carlos/ SP. A vítima efetuou a compra de um automóvel e, para a efetuação da transferência, ao passar pela vistoria veicular, foi constatada a adulteração no odômetro. Este fato foi capitulado como infração ao artigo 7o da Lei 8.137/90, o qual prevê pena que vai de 02 a 05 anos de prisão. O expediente físico será encaminhado à unidade policial territorial do município de São Carlos para a apuração dos fatos.

J.O.S. – Soubemos que o senhor se encontrará de férias na 2a quinzena deste mês.

DR. DOMINGOS - Sim, porém nossa Delegacia estará sendo assistida pelo Dr. Alexandre, Delegado de Polícia de Descalvado, altamente competente e que, com certeza, conduzirá todos os trabalhos que estamos desenvolvendo com maestria.