27o Festival de Tradições Italianas destaca turismo de Santa Rita em toda região


Clima frio, massas, vinho, música e muito calor humano. Assim foi mais um Festival de Tradições Italianas, que chegou a sua 27a edição consagrado pelo público de Santa Rita do Passa Quatro e turistas, destacando o município em toda região e nas localidades mais distantes. O evento que celebra suas tradições é o mais aguardado do ano na Estância e toda região, atraindo visitantes de diversas cidades, além da mídia.

Promovido pelo Departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal, o evento começou no sábado(6/7) e foi até segunda (8/7), véspera de feriado, na Praça Poeta MárioMattoso, reunindo música, dança e o melhor da gastronomia típica do país homenageado.

A abertura da festa contou com a presença do prefeito Leandro Luciano dos Santos, da vice-prefeita Maria Rita Mondin de Oliveira, estiveram diretores municipais, vereadores, entre outros, com destaque para o ex-prefeito José Roberto Barbuio, o Barbuinho, criador da festa, em 1993, durante sua gestão. Também esteve entre as autoridades, o presidente da GS Inima do Brasil, acionista da Comasa, empresa concessionária responsável pelo saneamento do município, Paulo Roberto de Oliveira.


Durante seus discursos, prefeito e vice parabenizaram os organizadores da festa, bem como os voluntários que se dedicam ao extremo, junto às entidades, e todos os responsáveis pelo sucesso do evento. O prefeito também ressaltou o início do evento, na gestão Barbuinho, pela sua visão de futuro, conduzindo Santa Rita rumo ao turismo.

A Banda Musical Zequinha de Abreu e Coral Octavio Bueno de Camargo apresentaram o Hino Nacional Brasileiro, Hino Nacional Italiano e Hino de Santa Rita, além de temas típicos da Itália, completando a solenidade de abertura do evento.

As barracas das entidades assistenciais do município já estavam completamente lotadas, quando a banda Via Roma começou seu show,iniciando a programação musical, que contou com três bandas típicas diferentes. No domingo (7/7), a atração foi o cantor Ivano Italianíssimo, com uma maravilhosa abertura do Studio Arte & Movimento, em espetáculo de balé. E a festa terminou na segunda-feira (8/7), com mais um show da banda Viva Itália.


Além das atrações musicais, a Festa Italiana contou com as entidades assistenciais Lar Dom Luis Carbulotto, Recanto Juvenil Santa Rita, Lar São Vicente de Paula, Paróquia São José Operário, Projeto Maria, Fundo Social de Solidariedade e Associação Jequitibá (CAIS-SR), oferecendo uma grande variedade de pratos, entre doces e salgados, além do tradicional vinho, promovendo um verdadeiro festival gastronômico típico.

O Festival de Tradições Italianas é uma festa característica do município santarritense, pois homenageia os imigrantes europeus que aqui chegaram no século passado e, com seu trabalho, colaboraram com o desenvolvimento e a cultura local.

A praça Poeta Mario Mattoso ganhou uma decoração especial, comum portal de entrada e recepcionistas do grupo de teatro Quimera, vestidos caracterizados, desejando boas-vindas ao público.


SEGURANÇA Os três dias de evento transcorreram com muita tranquilidade e grande presença de famílias, isso graças à aparato de segurança montado, que contou inclusive com monitoramento por câmeras. Além da equipe de segurança, a festa também recebeu grande apoio da Polícia Militar, que montou uma base móvel logo na entrada da praça. Não foram registradas ocorrências graves durante o evento.

MÍDIA Muito aguardada pelo público de toda região, o evento também atrai a mídia, sendo tema de duas reportagens – uma delas ao vivo – na ETPV Central, afiliada da Rede Globo na região. Na internet, especialmente nas redes sociais, a festa aparece em grande quantidade de postagens no Facebook e Instagram, colocando Santa Rita em destaque durante os dias de sua realização.