ZPP Meio Ambiente - Poluição: A principal causa da degradação ambiental


A poluição já é conhecida da humanidade desde os primórdios da civilização, quando o homem descobriu o fogo, ao longo da evolução ela foi se transformando e ganhando formas mais agressivas, no entanto foi com a Revolução Industrial e a consolidação mundial do capitalismo que a poluição passou a ser considerada um problema ambiental.

O planeta terra não estava preparado para o impacto da industrialização, da urbanização e do consumismo desenfreado do homem moderno. As indústrias e a urbanização trazem consigo inúmeros problemas ambientais, tais como a grande produção e acumulo de lixo, o volume de esgo- tos, congestionamentos do tráfego, lançamento de gases na atmosfera, poluição das águas, desmatamento, etc. A lista das formas de poluição e de degradação ambiental é imensa e seus prejuízos ao meio ambiente não podem ser quantificados.

Meio Ambiente Transformado Com a revolução industrial e o capitalismo em franca expansão em todo o mundo, a natureza vai dando lugar a uma forma de meio ambiente transformado, produzido pela ação humana, ou seja, o ambiente natural foi sendo modificado pelo homem para atender as “necessidades” da sociedade capitalista moderna.

Fonte: meioambiente.culturamix.com