Santa Rita recebe nova ambulância do SAMU


Santa Rita do Passa Quatro recebeu esta semana do Governo Federal uma nova ambulância para nosso SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O veículo Mercedes Benz, modelo Sprinter, foi apresentado ao prefeito na tarde desta terça-feira (4/6) e agora irá receber documentação e seguro para começar a atender a população.

A nova ambulância substitui a anterior, que está em uso desde a implantação do serviço em 2013. O veículo anterior, ainda em bom estado de conservação, será transferido para o Departamento Municipal de Saúde, para rotina de atendimento à população.

Inaugurado no dia 18 de maio de 2013, o SAMU de Santa Rita do Passa Quatro já completou seis anos de atendimentos à população. Para solicitar pelo seu atendimento bastar ligar 192 (ligação gratuita).

O SAMU deve ser acionado nos seguintes casos: acidentes e traumas com vítimas; choque elétrico; falta de ar intensa; suspeita de infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns); afogamentos e engasgo; intoxicação ou queimaduras graves; trabalhos de parto em que haja risco de morte para a mãe e para o feto; tentativas de suicídio; urgências psiquiátricas; vítima inconsciente; em casos de intoxicação exógena ou envenenamento; na ocorrência de maus tratos; crises hipertensivas; dores no peito de aparecimento súbito; acidentes com produtos perigosos; agressão por arma de fogo ou arma branca; soterra- mento, desabamento; crises convulsivas; na transferência inter hospitalar de doentes graves; outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.

Os atendimentos podem ocorrer em residências, vias públicas, rodovias e estradas vicinais, estabelecimentos comerciais e escolas.O SAMU conta com profissionais, coo técnicos em enfermagem (socorristas), motoristas com curso de primeiros socorros e uma enfermeira especializada em estabilização.

NOVAS AMBULÂNCIAS Em maio, a prefeitura também adquiriu mais uma ambulância nova, no valor de cerca de R$ 100 mil. O veículo Peugeot foi adquirido com recursos da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Ao todo, nos últimos anos foram adquiridas 8 novas ambulâncias conquistadas. “Saúde Pública está e sempre estará entre nossas prioridades”, disse o prefeito.