Meio Ambiente: Vinte e cinco praias do litoral de Paraíba declaradas como impróprias para banhos.


De acordo com o relatório publicado pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente esta sexta feira (dia 10), existem 25 praias no litoral de Paraíba impróprias para banhos. As praias com classificação negativa encontram entre os municípios de João Pessoa, Cabedelo, Pitimbu e Lucena. Entre as restantes 31 praias onde a qualidade da água foi avaliada, a água foi classificada como satisfatória, muito boa, ou excelente. 

É no município de João Pessoa que se encontra o maior número de praias avaliadas negativamente, com 7 praias ou pontos. Os restantes municípios todos contabilizam 6 praias ou pontos como improprias para banhos. 

Em João pessoa, deverá evitar tomar banhos na praia do Bessa, nomeadamente no ponto próximo do maceió, em frente à antiga Sorveteria Friandise, localizada na avenida Presidente Afonso Pena. Deverá também evitar a praia Caribessa junto ao terminal da rua Dr. Abel Beltrão. 

A evitar também na praia de Manaíra a extensão de praia de 200 metros centrada na Pousada Verde mar, bem como o final da Avenida Senador Ruy Carneiro. na praia do Cabo Branco, toda a extensão num raio de 100 metros do final da avenida Buarque, da avenida Monsenhor Odilon Coutinho e da rua Áurea, da rotatória ao final da avenida Cabo Branco. 

Nas praias do Seixas da Penha e de Jacarapé, as áreas de desembocadura de galeria pluvial são também de evitar e na praia do Arraial, num raio de 100 metros da desembocadura do Rio Cuiá. 

Já no Cabedelo, a praia do Jacaré deverá ser evitada. Deverá também ser evitada a praia de Miramar, em frente o Bar das Meninas, a praia de Formosa, em frente ao estabelecimento Marina Formosa, a praia de areia Doirada, junto do estabelecimento Marina do Alemão, a praia de Camboinha, junto ao término da rua Benício de Oliveira e a praia de Ponta de Campina, nas proximidades das desembocaduras de galeria pluvial. 

No município de Lucena, é desaconselhada a frequência das praias de Bonsucesso, junto ao estabelecimento comercial Barcaça Eco Pousada, na praia de Ponta de Lucena, nas proximidades do estabelecimento de marisco Peixada do Geraldo, a praia de Lucena, nomeadamente junto à desembocadura do riacho e na extensão da rua Otávio M. Falcão, na praia da Gameleira, novamente junto à desembocadura do riacho (Araçá), junto à rua Porfírio Guedes Lucena, na praia de Fagundes, junto ao final da Travessa São José, e na praia de Costinha. 

Por fim, no município de Pitimbu, seis praias têm pontos desaconselhados para a prática de banhos. São essas as praias de Maceió, junto à desembocadura do Riacho Engenho Velho, a praia da Guarita, num raio de 100 metros a contar da desembocadura da lagoa, na praia do Azul/Santa Rita, junto às desembocaduras das galerias de águas pluviais, na praia dos Coqueiros, praia de Acaú/Pontinha, no Rio Goiana e finalmente na praia de Pitimbu, nas imediações da rua da Paz. 

As localizações acima indicadas deverão ser evitadas, por aconselhamento da Superintendência de Administração do Meio Ambiente, uma vez a frequência das mesmas poderá trazer problemas de saúde individual e pública.