Equipe de Santa Rita no VI Festival Brasileiro de Minifoguetes


Pelo excelente desempenho na Jornada de Foguetes (garrafa PET), a E.E. “Nelson Fernandes” foi convidada para participar do VI Festival Brasileiro de Minifoguetes em Curitiba-PR, de 27/04/2019 a 01/05/2019.

Visando atender ao referido convite, em 31de outubro de 2018, foi criada a Equipe Andrômeda – M31, formada pelos alunos do Ensino Médio Álvaro Leitão Pellegrino, André Luis Juliate de Jesus, Raiane Ferreira de Oliveira e Vitor Melo Pellegrino e orientada pelos Professores Antonio Otavio Pellegrino e Airton Aparecido Pellegrino.

A partir de novembro de 2018 a equipe iniciou pesquisas de materiais e formas para desenvolver um foguete com um bom desempenho e baixo custo. Os alunos começaram a trabalhar com cálculos, programação e componentes eletrônicos, necessários para a medição de voo. Trabalharam também com a fuselagem dos foguetes (coifa, corpo e empenas), construíram sistema de recuperação (paraquedas) e desenvolveram a própria base de lançamento com ignição elétrica. Os motores utilizados nos testes e competição foram comerciais adquiridos da Bandeirantes Aeromodelismo.

No mês de janeiro deste ano realizaram-se testes de voo com os primeiros foguetes construídos. Após análises de dados foram feitas modificações nos foguetes e sistema de recuperação, culminando com os últimos testes no final de março.

Depois de cerca de doze horas de viagem (ônibus) a Equipe Andrômeda chegou ao seu destino, Curitiba, registrando presença na abertura do Festival. Os foguetes foram submetidos a uma avaliação pela equipe técnica da organização do evento, sendo aprovados.

O foguete ZA-42 (Zequinha de Abreu) foi lançado na categoria H50 (ensino médio). Infelizmente o motor apresentou defeito, ejetando o paraquedas, logo na decolagem. A equipe foi desclassificada nesta categoria. Ressalta-se que várias outras equipes que utilizaram o mesmo tipo de motor comercial também passaram pela mesma situação.

Já o foguete FN-2187 (Foguete Nelson) lançado na categoria H100 (ensino médio e universitário) realizou um voo estável atingindo apogeu de 167 m. Motor e sistema de recuperação funcionaram corretamente retornando ao solo próximo à base de lançamento com velocidade inferior a 10 m/s. A Equipe Andrômeda conquistou o 6o lugar na categoria, onde participaram 18 equipes (8 do ensino médio e 10 universitárias).

Alunos e professores também participaram de palestras com membros da Agência Espacial Brasileira e do Curso


de Engenharia Aeroespacial. Foram ofe- recidos alguns minicursos, com destaque para o de segurança em lançamentos de minifoguetes, ministrado pelo Capitão Elio Fonseca, representante do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, Natal-RN.

Todas as equipes participaram de uma exposição com breve apresentação sobre seus membros, banner e seus minifoguetes.

Após o retorno, a experiência viven- ciada foi partilhada com alunos, profes- sores e gestores da Unidade Escolar. Novos estudantes aderiram a participa- ção e hoje estão trabalhando para que no próximo ano Santa Rita seja mais uma vez representada neste importanteEvento Científico Nacional.

A Escola Nelson Fernandes agradece a todos os Santarritenses que apoiaram a Equipe Andrômeda para que pudessem participar do VI Festival Brasileiro de Minifoguetes.

Dados complementares:

A meta para 2020 é participar do VII Festival de Minifoguetes com uma Equi- pe de Ensino Fundamental, disputar acategoria X100h250 e desenvolver umfoguete para atingir o apogeu de 500 metros. Já tem alunos trabalhando para desenvolver nosso próprio propulsor.

http://www.foguete.ufpr.br/festi- val/2019/festival-2019.htm

http://minifoguete.blogspot.com/