ZPP Meio Ambiente: Embalagens de salgadinhos e doces podem — e devem — ser recicladas


O material presente em embalagens de salgadinhos, doces, café, entre outros produtos, é 100% reciclável. No entanto, o índice de reciclagem é baixo devido à falta de informação.

Essas embalagens são feitas com BOPP (biaxially oriented polypropylene, ou traduzindo, polipropileno biorientado),um tipo de filme plástico muito usado por ser fácil de colorir, imprimir e laminar. Pode ser metalizado, transparente, opaco ou fosco e é encontrado não só em pacotes de salgadinhos, como também de chocolates, balas, biscoitos, cafés, barrinhas de cereais e outros alimentos, além dos rótulos de garrafa PET.

Laudo do Cetea-Ital (Centro de Tecnologia de Embalagem e Instituto de Tecnologia de Embalagens para Alimentos) aponta que, uma vez que a espessura da camada de alumínio presente na embalagem de BOPP metalizado é cerca de 1.000 vezes menor que a espessura do filme de BOPP, não há problemas em sua reciclabilidade. Dessa forma, tanto as embalagensmetalizadas, como as transparentes, devem levar o símboloidentificando que são recicláveis (de três setas triangulares) e a sigla BOPP. Elas devem ser coletadas juntamente com os plásticos.

Com a reciclagem, é possível criar outros produtos a partir da película, que vão desde displays de varejo até bolsas ecarteiras.