Última semana da campanha de vacinação contra gripe


Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe (influenza) chega a sua última semana e a população, que faz parte dos diferentes grupos de risco, mas ainda não tomou a vacina contra gripe, tem até a próxima sexta-feira (31/5) para receber a sua dose. A data é o prazo final da campanha em todo Brasil.

Em Santa Rita do Passa Quatro a vacinação acontece de segunda a sexta-feira, no Centro de Saúde II (Rua Inácio Ribeiro, Centro) e no PAS do CAIC, ambos no horário das 8h às 12h e das 13h às 16 horas. Pessoas acamadas ou impossibilitadas de se locomover poderão ser vacinadas na própria casa. Para isso, devem entrar em contato com o Centro de Saúde II, pelo telefone 3582-6171 ou 3584-5278, fornecendo o endereço.

Iniciada no último dia 10 de abril, a campanha atende os grupos de risco: crianças com idade entre 6 meses e 6 anos incompletos, grávidas em qualquer período gestacional, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa, jovens sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade poderão receber a dose da vacina. A escolha dos grupos segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

No último dia 4 de maio, sábado, aconteceu na cidade o Dia D, com atendimento nos dois locais regulares de vacinação e no distrito de Santa Cruz da Estrela. Também no último sábado, a equipe do Departamento Municipal de Saúde esteve vacinando no evento Sabadão Animadão, realizado na Praça Poeta Mário Mattoso.

A vacina aplicada é a trivalente e a meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis.